500 litros de óleo lubrificante são coletados na Fórmula 1

11/09/2023
O combustível é um resíduo perigoso presente em motores industriais e veículos automotores

A Lwart Soluções Ambientais coletou 500 litros de óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC) no GP São Paulo de F1. O combustível é um resíduo perigoso presente em motores industriais e veículos automotores, como carros, motos e ônibus, que deve ser separado e gerenciado de forma adequada, segundo Resolução Conama nº. 362/2005 recepcionada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n. 12.305/2010) e regulamento (Decreto Federal n. 7.404/2010). 

O OLUC deve ser coletado e destinado para a reciclagem, por meio do rerrefino, e é proibido o uso do resíduo como combustível, destinação para queima ou para quaisquer outros fins. “A etapa de São Paulo da maior categoria do automobilismo foi responsável por disseminar para o mundo a mensagem de que o óleo lubrificante usado só deve ter um destino, o rerrefino”, afirma Marcelo Murad, diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais.

A AMBIOLUC, entidade que representa o setor, informa que um único litro de óleo lubrificante usado é capaz de contaminar 1 milhão de litros de água. Além disso, para cada dez litros queimados são gerados 20 gramas de metais pesados, segundo dados da Cetesb – Companhia Ambiental de São Paulo. Com isso, o GP São Paulo de Fórmula 1 recebeu o Certificado de Destinação Final, emitido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, documento de valor legal que assegura a conformidade com as normas ambientais e que comprova legalmente que o GP fez o descarte ambientalmente responsável do volume coletado. Uma vez coletado e devidamente armazenado, o resíduo foi transportado por um caminhão específico para esse tipo fim e levado à fábrica da Lwart localizada em Lençóis Paulista (SP), uma das plantas mais modernas do mundo para rerrefino de óleo lubrificante usado.