Aegea adere ao Pacto de Promoção da Equidade Racial

13/04/2024
iniciativa que propõe a implementação de um Protocolo ESG Racial para o Brasil

A Aegea acaba de aderir ao Pacto de Promoção da Equidade Racial, iniciativa que propõe a implementação de um Protocolo ESG Racial para o Brasil, e junta-se a outras 66 empresas signatárias comprometidas com a equidade racial. A assinatura de adesão ao Pacto foi realizada dia 2 de abril e estiveram presentes Rogério Tavares, Vice-Presidente de Relações Institucionais; Édison Carlos, Presidente do Instituto Aegea; Keilla Martins, Coordenadora do Programa Respeito Dá o Tom; Marina de Castro Rodrigues, Gerente de Sustentabilidade; Adriana Albanese, Gerente de Relações com Investidores; Fabiana Judas, Diretora de Operações Financeiras; e representando o Pacto de Promoção da Equidade Racial, Gilberto Costa, Diretor Executivo; Theo Van Der Loo, Diretor Estatutário; e Sérgio Pereira, Gerente de Projetos e Parcerias.

O Protocolo ESG do Pacto de Promoção da Equidade Racial visa apoiar empresas interessadas em incorporar as demandas sociais por maior equidade racial, consciência social e transparência a sua estratégia ESG, além de estimular uma maior equidade racial, por meio de melhoria da qualidade da educação pública e formação de profissionais negros, inclusive através de investimento social privado. Os critérios e métricas ESG de forma geral ajudam a reconhecer o nível de sustentabilidade dos investimentos em determinadas atividades da economia real. “Nos unir a esta entidade que tem o reconhecimento tão grande e que agrega tantas empresas e instituições, é sem dúvida uma fonte muito importante de informação para que a companhia siga evoluindo nas ações relacionadas à equidade de raça e de gênero e a um marco importante da jornada de avanços do programa Respeito Dá o Tom, trazendo mais indicadores e boas práticas para a empresa. Reforçamos o compromisso da Aegea com a diversidade da sua liderança e força de trabalho e vamos além, pactuando a nossa contribuição no combate à desigualdade racial na sociedade brasileira, a partir do desenvolvimento de ações afirmativas e investimento social focados na diversidade”, explica Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea. 

“A adesão da Aegea ao Pacto é estratégica para o setor de saneamento e para a sociedade. Para nós, como organização, é um momento muito importante porque demonstra a intencionalidade da empresa na totalidade, em prol da equidade racial na nossa sociedade e, somando os esforços, com certeza conseguiremos muito mais resultados”, comemora Gilberto Costa, Diretor Executivo do Pacto de Promoção da Equidade Racial. “Para nós do programa Respeito Dá o Tom, essa parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial chega para agregar ao trabalho que já estamos fazendo em prol da inclusão, da diversidade, e principalmente do respeito, que nós da Aegea tanto acreditamos”, diz Keilla Martins, coordenadora do programa Respeito Dá o Tom, da Aegea. Para além das ações com os colaboradores da Aegea, o investimento social privado da companhia também seguiu a mesma diretriz de promoção da equidade racial no último ano. No Rio de Janeiro, por meio da concessionária Águas do Rio, os projetos “A mãe tá On” e “LAB CN” promoveram a capacitação para jovens mães e mães negras, periféricas e empreendedoras, além das formações profissionalizantes em audiovisual, comunicação e cultura digital para jovens negras. Outro destaque é o projeto “Respeito às Diferenças”, realizado com alunos e professores de escolas públicas de 9 cidades, que tem entre os objetivos principais incentivar a leitura, a criatividade e a produção de textos a partir da discussão de temas ligados à equidade de raça, gêneros e outras minorias.

Em 2022, a Aegea assumiu o compromisso de ampliar a participação negros e mulheres na liderança. As metas consistem em aumentar de 17% para 27% a representatividade de talentos negros em cargos de liderança, e aumentar de 32% para 45% o percentual de mulheres em cargos de liderança até 2030. Essas metas foram anunciadas por meio da emissão de Sustainability-Linked Bonds, em uma operação inédita para empresas de saneamento na América Latina e no Brasil. A Aegea também foi a primeira companhia do País a emitir títulos de longo prazo com condições atreladas ao cumprimento de metas de diversidade racial em cargos de liderança. A partir desta emissão a Companhia reforçou sua visão de atuação sustentável, eficiente e com iniciativas que valorizam a diversidade e a preservação ambiental. 

Para conseguir atingir as metas de diversidade, a Aegea trabalha na atração e seleção de talentos, no desenvolvimento de talentos e na inclusão do tema da equidade racial na Política de Investimento Social Privado da Aegea, de modo a incluir iniciativas que buscam promover oportunidades para pessoas negras nos territórios de operação da companhia. A evolução da discussão e ações de diversidade na Aegea começaram em 2017 com a criação do programa de diversidade ‘Respeito Dá o Tom’. Inicialmente, o objetivo era espelhar a demografia da população brasileira no quadro de funcionários da companhia, o que foi superado. Em 2022, a atuação do programa foi ampliada, passando a integrar também o olhar para a igualdade de gênero, com foco em mulheres.