Águas Cuiabá investe R$ 20 milhões em redes coletoras

24/07/2023
Empresa almeja universalização do serviço de esgoto em 2024

A Águas Cuiabá anunciou investimento de R$ 20 milhões para a nova etapa de instalação de redes coletoras do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Lipa na capital mato-grossense. No total serão 23 km de novas tubulações em cerca de 50 vias públicas, beneficiando diretamente quase 16 mil pessoas, com expectativa de terminar as obras até dezembro. 

Além das redes coletoras, a concessionária construirá ainda três Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs), estruturas responsáveis por bombear o efluente coletado até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ribeirão do Lipa, onde os resíduos coletados passarão por tratamento. Apenas depois de purificados, eles serão devolvidos à natureza. “Estamos trabalhando diariamente para minimizar os impactos à mobilidade urbana”, declara o diretor geral da Águas Cuiabá, Renato Carlini Camargo. “A conclusão desta nova etapa do Sistema Lipa somada à ampliação dos demais sistemas, fará com que o município atinja, ainda este ano, 85% de cobertura de esgotamento sanitário doméstico”, pontua o gestor.
 
Atualmente, Cuiabá tem 81% de cobertura do serviço. “O saneamento cuiabano se tornou referência nacional, em investimentos e qualidade. Temos estruturas modernas, inovadoras e somos líderes nacionais em investimentos por habitante. Com isso, chegaremos à universalização da cobertura de esgoto em 2024, quase uma década antes do que determina o Marco do Saneamento”, destaca o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. Além da nova etapa do Sistema Lipa, outras regiões de Cuiabá estão com obras de esgoto em andamento. As atividades de implantação de redes de coleta da próxima semana, de 22 a 30 de julho, serão realizadas também nos bairros Dr. Fábio, Planalto e Três Poderes.