Águas de Teresina já investiu mais de R$ 15 milhões

17/01/2022
Atualmente, a empresa está implantando mais 4.5 km de rede. Ao final, a capacidade total de coleta será de 82 litros de esgoto por segundo.

A Águas de Teresina já investiu cerca de R$ 15 milhões em obras incluem mais de 13,5 km de tubulações (entre redes coletoras e coletores-tronco) e 4,3 km de linhas de recalque (tubulação pressurizada) com o objetivo de universalizar a cobertura de esgoto até 2033 na capital do Piauí. 

Atualmente, a empresa está implantando mais 4.5 km de rede. Ao final, a capacidade total de coleta será de 82 litros de esgoto por segundo. Esse processo vai otimizar o percurso do esgoto coletado da Estação Elevatória de Esgoto Aeroporto até a Estação de Tratamento de Esgoto, localizada no Bairro Pirajá.

A nova infraestrutura sanitária na região permitirá conectar mais de 3.250 residências, que serão beneficiadas com ligação ao sistema de coleta e tratamento do esgoto. Para minimizar eventuais e momentâneos transtornos à população, a Águas de Teresina tem a parceria da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), que fará toda a sinalização e acompanhará a fluidez no tráfego de veículos onde estiver acontecendo às obras em Teresina. Os agentes farão o acompanhamento para que seja garantida a segurança das pessoas que trafegam pelo local.  

A Águas de Teresina fará a comunicação dos novos trechos interditados e das novas rotas de desvios à medida em que as obras avançarem, sempre em parceria com a STRANS. “Pedimos a compreensão da população. Os benefícios de uma cidade saneada são inúmeros. Uma vez que a instalação dessas redes seja concluída, todo esgoto será tratado e devolvido com uma carga orgânica muito reduzida para o meio ambiente. Então, traz impactos positivos no que se refere à preservação ambiental e também traz valorização imobiliária. Eliminar os esgotos a céu aberto reflete diretamente na qualidade de vida e na saúde das pessoas”, destaca Fernando Lima, diretor-executivo da Águas de Teresina.