Atibaia Saneamento amplia coleta e tratamento

20/09/2022
ETE opera com capacidade de remoção de nutrientes de nitrogênio e passa a funcionar por meio do sistema de fluxo contínuo, o que aumenta a vazão e qualidade do efluente.

Empresa do Grupo Iguá, a Atibaia Saneamento acaba de inaugurar a 2ª etapa de modernização e ampliação da ETE Estoril no município. A conclusão das obras aproxima a cidade das metas de universalização da coleta e tratamento esgoto. Entre as atualizações, a transformação da unidade em uma estação terciária é a principal delas. 

Com a entrega, a ETE opera com capacidade de remoção de nutrientes de nitrogênio e passa a funcionar por meio do sistema de fluxo contínuo, o que aumenta a vazão e qualidade do efluente final. A modernização possibilitará a ampliação de tratamento em 100 litros de esgoto por segundo, um benefício não apenas para a saúde e bem-estar dos munícipes, mas também para o meio ambiente. “Antes, a capacidade de tratamento da ETE Estoril era de 200 litros de esgoto por segundo e, agora, esse número aumentou para 300. Por isso, essa entrega é uma das mais importantes para a região contemplada pelo Rio Atibaia, pois quanto mais efluente purificado, mais eficiência e qualidade no saneamento”, explica a diretora operacional da Atibaia Saneamento, Mirian Güillen.

A primeira etapa de ampliação da ETE ocorreu em 2019 e, neste ano, a entrega da 2ª etapa permite a expansão dos serviços de saneamento no município para alcançar a universalização do esgoto em Atibaia. Além do Estoril, a Atibaia Saneamento opera também com a ETE no bairro Caetetuba, realizando a cobertura de esgoto para mais de 70% da população (SNIS 2020). 

A Atibaia Saneamento é uma das empresas da Iguá e atua segundo a Estratégia SERR – Segurança Hídrica, Eficiência na Gestão do Ciclo da Água, Responsabilidade na Coleta e Tratamento de Esgoto e Respeito às Pessoas, visando mudanças socioeconômicas efetivas no futuro. “Acreditamos que o saneamento é uma ferramenta capaz de transformar vidas e impacta diretamente na redução das desigualdades sociais, geração de empregos e renda nas cidades. Assim, investir em tratamento de esgoto de qualidade é permitir o avanço de todos esses setores”, comenta o diretor-geral da Atibaia Saneamento, Mateus Banaco. 

O CEO da Iguá Saneamento, Carlos Brandão, na inauguração, reforçou a ambição da companhia para a mudança no atual cenário nacional, no qual 45% da população vive sem esgotamento sanitário. Em cinco anos de atuação a Iguá realizou uma série de investimentos que somam mais de R$ 2 bilhões

em obras e melhorias para o benefício da população dos municípios onde está presente e planeja contribuir ainda mais até o final deste ano.