B4 lança relógio com indicadores que alertam para o aquecimento

10/03/2024
O relógio tem como compromisso dar transparência e publicidade ao impacto positivo, complementando o Climate Clock

A B4 - primeira bolsa de ação climática do Brasil - lançou recentemente o Relógio de Ação Climática que tem o objetivo de fornecer informações a respeito dos seus indicadores positivos, que apontam para os esforços realizados para reduzir as emissões de gases do efeito estufa na atmosfera. O relógio tem como compromisso dar transparência e publicidade ao impacto positivo, complementando o Climate Clock - alerta do aquecimento do planeta com indicadores globais (existe o Climate Clock físico, instalado em setembro de 2020 em um painel eletrônico em Nova Iorque, e o digital, dentro do site climateclock.world e em outras plataformas que aderiram à causa, como na plataforma da B4) que mostra números e informações que remetem à contagem regressiva de quanto tempo o mundo ainda têm para evitar que a mudança climática atinja o nível de criticidade trágica.

O painel mundial, traduzido para “Relógio do Clima”, mostra quanto tempo resta - em anos, dias e horas - antes que as emissões de CO2 levem ao aumento de 1,5 graus no aquecimento global. Este número representa uma situação crítica a ponto de não haver mais o que possa ser feito para frear as mudanças climáticas e as consequências críticas em todo o mundo. As informações do Climate Clock são provenientes de dados da Mercator Research Institute on Global Commons and Climate Change (MCC), que realiza pesquisas relacionadas à atmosfera e ao oceano. Tais informações apontam que, se as emissões continuarem no ritmo acelerado que estão hoje, em pouco tempo, o planeta atingirá um nível crítico de calor. Ou seja, o relógio serve como um alerta para que as pessoas visualizem as consequências que o aquecimento global pode causar, e comecem a agir imediatamente. 

Para alertar as pessoas sobre a necessidade de uma consciência maior sobre o assunto das mudanças climáticas e o aquecimento global, a B4 lançou em sua plataforma - e deve anunciar dentro de alguns dias a instalação em ponto físico do seu próprio Relógio Climático. Diferente do Climate Clock que marca quanto tempo falta para que a criticidade da situação atinja o nível máximo, o relógio de ação climática da B4 conta o tempo a partir da data de lançamento da bolsa de ação climática, no dia 16 de agosto de 2023. Ou seja, o relógio marca o prazo regenerativo de impacto positivos das empresas na B4.

A ferramenta também apresenta indicadores da B4, como a quantidade de CO2 que está em análise na plataforma (que hoje soma-se mais de 15 milhões de toneladas), a quantidade de empresas que aplicaram para listagem na B4, a quantidade de empresas que estão em processo de listagem, que foram aprovadas e que já foram validadas, entre outros dados (como por exemplo a marca atual de 1,8 mil empresas em processo de inventário da pegada de carbono). “Hoje, cerca de cinco mil empresas emitem por ano, em torno de 25 mil toneladas de CO2 na atmosfera - só no Brasil. Isso faz com que haja uma aceleração no aquecimento global. Neste contexto, a B4 pretende construir um ambiente seguro que motive, apoie e mantenha as empresas comprometidas em promover práticas sustentáveis, reduzindo a pegada de carbono e ainda colaborando com ações de sustentabilidade corporativa. Dentro desse escopo, o relógio de ação climática faz parte de um propósito maior, que mostra os nossos indicadores de forma transparente, para que as pessoas vejam o que está sendo feito, em comparação com o que ainda se deve fazer”, diz Odair Rodrigues, fundador e CEO da B4.
Como forma de incentivar as empresas a promoverem a transparência no fornecimento de informações e dados referentes a pegada de carbono, e ainda incentivá-las na promoção de projetos e ações para reduzir suas emissões, no site da B4, as empresas e instituições que quiserem, podem adicionar o relógio em seus respectivos sites também. Além disso, é possível uma instalação física, por meio de contato com o time da B4 através do email esg@b4.capital. Conheça o relógio e saiba mais através do link https://b4.capital/relogio-de-acao-climatica/