BMW testa veículos com células de hidrogênio

17/06/2021
Veículo é puramente elétrico, convertendo o hidrogênio em energia elétrica dentro de uma célula de combustível.

O BMW Group iniciou os testes do seu sistema de propulsão alimentado por célula de combustível de hidrogênio em veículos próximos ao estágio final de desenvolvimento, ou seja, unidades de pré-produção. A avaliação envolve rodagem em condições cotidianas das ruas e estradas europeias, com o objetivo de simular todas as possibilidades a serem enfrentadas no momento em que essa tecnologia chegar aos produtos finais da marca. Os protótipos BMW i Hydrogen NEXT examinarão o comportamento na vida real dos chassis de cada modelo, sistemas de tecnologia e eletrônica embarcada, simulando condições da vida real, quando equipados com essa nova propulsão. 

O BMW i Hydrogen NEXT é um veículo puramente elétrico, que utiliza o hidrogênio como combustível primário, que é convertido em energia elétrica dentro de uma célula de combustível. O recém-lançado programa de testes irá pavimentar o caminho para que o BMW Group apresente uma pequena gama de modelos dotados dessa tecnologia voltada à mobilidade sustentável, que é uma das bandeiras da empresa.

A tecnologia de célula de combustível de hidrogênio tem potencial de longo prazo para complementar os motores de combustão interna, sistemas híbridos plug-in e veículos elétricos a bateria, dentro da estratégia de diversificação do BMW Group. "A tecnologia de célula de combustível de hidrogênio pode ser uma opção atraente para trens de força sustentáveis - especialmente em classes de veículos maiores", afirma Frank Weber, membro do Board da BMW AG. "É por isso que o teste de estrada de veículos em estágio final, próximos de serem produzidos, com um trem de acionamento de célula de combustível de hidrogênio, é um marco importante em nossos esforços de pesquisa e desenvolvimento", completa o executivo. O tanque de combustível do BMW i Hydrogen NEXT pode ser abastecido entre três e quatro minutos (como um modelo convencional), garantindo uma autonomia de várias centenas de quilômetros em todas as condições climáticas.

Nos testes de estrada em andamento, há ajuste fino do software que controla todas as funções de direção e operação dos protótipos. O sistema de célula de combustível, tanques de hidrogênio, bateria de buffer de desempenho e unidade de controle central do veículo foram previamente testados individualmente e em conjunto, em bancadas de teste. Agora, nesse estágio, a ideia é confirmar esses resultados prévios em ruas e estradas.