BYD lança linha de carregadores e anuncia novas parcerias

24/03/2024
Além das novas soluções, empresa construirá nove usinas solares para a Raízen Gera Distribuidora.

Dando continuidade a sua trajetória de incentivar a mobilidade elétrica no Brasil, a BYD está lançando uma solução completa de carregadores que, segundo a empresa, “trará ainda mais conveniência aos usuários de automóveis eletrificados”. O anúncio foi feito em evento realizado no dia 22 de março, no Parque Villa Lobos, em São Paulo, com a apresentação de todo o ecossistema de recarga da BYD. Na ocasião, também foram anunciadas parcerias com empresas renomadas do setor de energia e infraestrutura para carregamento de veículos elétricos no País. O evento contou com a presença de executivos do board da companhia e representantes dos parceiros.

“A BYD tem como missão incentivar o uso de tecnologias que não poluem. É fundamental investirmos e incentivarmos a melhoria da infraestrutura de carregamento para ampliar o acesso aos carros elétricos. O Brasil é um país de dimensões continentais e devemos espalhar a estrutura de recarga em todas as regiões e os carregadores da BYD vão ajudar a atingir esse objetivo”, afirma Tyler Li, presidente da BYD Brasil.

Iniciando o ecossistema de carregamento de energia limpa e zero carbono da BYD, a companhia apresenta carregadores rápidos e ultrarápidos, dando início a uma nova modalidade de vendas e negócios. O lineup conta com dois carregadores - o CA (corrente alternada), de 7 e 22 KW/h, e os modelos CC (corrente contínua) de 60 kW, 120kW, 150KW, 180kW, além do Grid Zero, de até 210 kW, modelo que utiliza a tecnologia das baterias BYD para ser mais segura, confiável e eficiente. Os modelos serão comercializados em duas linhas de mercado: residenciais e públicas.

O Grid Zero, conforme a BYD, “é um modelo de ultra tecnologia que tem um consumo mais equilibrado de energia, aliviando a rede, diferentemente dos outros carregadores rápidos, que absorvem energia de forma muito acentuada. Apesar de conseguir uma velocidade de recarga de 210 kW, ele consome até 60 kW da rede. No momento que não estiver sendo usado, o carregador Grid Zero armazena a energia na bateria. Assim, ao carregar um veículo, é usada parte da energia da rede e parte da bateria”.

“No Brasil, o maior desafio para o recarregamento rápido é a infraestrutura de rede. Esses produtos chegam para facilitar e ajudar a solucionar esse tipo de problema. Assim, mesmo em locais mais distantes, é possível a instalação de um recarregador ultrarrápido ligado a uma bateria de armazenamento”, explica Rodrigo Garcia, gerente sênior de P&D da BYD Energy.

“Os modelos podem ficar em funcionamento 24 horas por dia. São carregadores muito eficientes, que terão os principais recursos para desenvolvimento nas plataformas existentes, e a possibilidade de novas ferramentas no futuro”, completa o executivo. A eficiência pode ser comprovada por alguns dados. Com um carregador rápido de 60 kW, por exemplo, é possível recarregar a bateria de um BYD Dolphin de 30% até 80% em apenas 30 minutos. Já com o carregador rápido de 150 kW, a bateria de um BYD Seal vai de 30% até 80% em apenas 25 minutos.

Outro segmento facilitador do ecossistema de recarga é o dos painéis solares. A BYD Energy informa que já atingiu a marca de 2,3 milhões de módulos fotovoltaicos produzidos no Brasil. Ainda nesse segmento, a companhia passou a oferecer o EPC (engineering, procurement and construction), ou seja, o desenvolvimento do projeto de grandes usinas solares do início ao fim. A junção de módulos fotovoltaicos e EPC - pretende ampliar a capacidade de geração de energia limpa e trazer soluções de tecnologia para os clientes, ampliando as possibilidades de carregamentos para veículos elétricos. Com esse serviço, já firmou parceria com a Raízen Gera Desenvolvedora, dedicada a projetos de geração distribuída.

 

Novo app e ampliação da rede de recarga

 

Durante o evento no Parque Villa Lobos, a BYD anunciou o aplicativo BYD Recharge que trará conveniência a todos os usuários de automóveis eletrificados. Ao baixar o app, o motorista já terá acesso a mais de 2.800 pontos de recarga localizados em todo o território nacional e poderá fazer o pagamento através da plataforma. Através das soluções apresentadas, com muita tecnologia agregada e com o compromisso da BYD na jornada de eletrificação essa rede vai se expandir a partir de agora. O aplicativo é um white label da Tupinambá, empresa pioneira em tecnologia de recarga e parceria da BYD.

“Na Tupinambá, lideramos a vanguarda tecnológica da mobilidade elétrica na América Latina, com a convicção de que este é o caminho para alcançar a plena satisfação dos usuários de carros elétricos e acelerar a eletrificação da frota. A parceria com a BYD reforça esse compromisso, unindo duas forças inovadoras para transformar a forma como as pessoas carregam seus EVs. Com o lançamento do aplicativo BYD Recharge, destacamos não apenas a nossa expertise tecnológica, mas também nosso foco incansável na experiência do usuário. Com tecnologia proprietária e inteligência artificial, estamos moldando um ecossistema em que a mobilidade elétrica é tão acessível e conveniente, que se torna a escolha óbvia para todos. Essa é a visão que guia a Tupinambá: empoderar pessoas através da inovação, rumo a uma mobilidade verdadeiramente sustentável e centrada no usuário.” comenta Davi Bertoncello, CEO & fundador da Tupinambá.

Outra ação que reafirma o investimento da BYD nesse segmento é a parceria com a Raízen Power, marca dedicada às soluções de energia elétrica renovável da Raízen e licenciada da rede Shell Recharge no Brasil, Argentina e Paraguai. Anunciada recentemente, a aliança entre as empresas irá inaugurar 30 hubs dedicados à recarga elétrica com a solução Shell Recharge em oito capitais do Brasil, com energia 100% limpa e renovável nos próximos três anos. Serão aproximadamente 600 novos pontos de recarga DC, que somam mais 18 MW de potência instalada, em âmbito nacional. Os espaços começarão a ser implementados este ano nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Belém (PA). As empresas preveem ainda uma oferta competitiva de serviços de recarga para motoristas BYD na rede Shell Recharge e energia renovável para seus concessionários.

Atualmente, a Raízen Power está posicionada entre as maiores comercializadoras de energia do Brasil e vem sendo uma grande aliada da BYD e de outras grandes empresas nacionais e internacionais nas suas jornadas de descarbonização. Por meio do fornecimento de energia renovável certificada e liderança em infraestrutura de recarga para veículos elétricos, a empresa busca democratizar o acesso à energia limpa no país. “Acreditamos muito no estabelecimento de parcerias e na união entre empresas para impulsionar o mercado e, quando falamos do avanço da eletrificação, essas iniciativas conjuntas são ainda mais essenciais. Para nós, é um compromisso incentivar soluções em prol de um futuro mais sustentável e, em colaboração com parceiros como a BYD, iremos transformar a vida das pessoas em suas casas, trabalhos e deslocamento!” comenta Frederico Saliba, CEO da Raízen Power.

 

Nove usinas para a Raízen Gera Distribuidora

 

A BYD também firmou uma parceria com a Raízen Gera Desenvolvedora, joint venture entre a Raízen e o Grupo Gera dedicada a projetos de geração distribuída, para ampliar a capacidade de geração de energia limpa. A aliança envolve a utilização da expertise da greentech em Full EPC (Engenharia, Compras e Construção, em português) nos processos de desenvolvimento de um projeto que engloba nove plantas solares fotovoltaicas.

Segundo as empresas, as usinas estão distribuídas em Betânia, Boa Viagem e Amontada, no Ceará; Fazenda São João e Goytacazes, no Rio de Janeiro; Ceará Mirim, no Rio Grande do Norte; e Santarém, no Pará. Já em construção, as plantas devem começar a gerar energia no mês de maio. Com um pico representativo de potência, a capacidade total do projeto é de 26,5 Megawatts (MW), o que corresponde ao abastecimento mensal de energia de 5.500 residências, mais de 27 mil pessoas, considerando um gasto médio de 600 kWh/mês de cada unidade consumidora.

A geração de energia das usinas solares será injetada na rede elétrica e compartilhada com redes de negócios próprios e de parceiros da Raízen a partir da geração de créditos concedidos pela própria distribuidora local, que proporcionam uma economia nas faturas de energia.

Para que o projeto de construção das usinas fosse assertivo, a BYD, com seu know-how no serviço Full EPC, contribuiu com estudos, dimensionamento da demanda, processos de engenharia executiva, planejamento de aquisição, implantação, execução e gerenciamento das plantas da Raízen Gera Desenvolvedora. “Nós começamos esse projeto na parte de concepção e engenharia em setembro de 2023 e acabamos de entregá-lo com uma potência representativa. A parceria vem para comprovar e consolidar a expertise da BYD nesse mercado de usinas solares”, afirma Sócrates Rodrigues, diretor de projetos da BYD Energy.

Conforme a BYD, o grande diferencial para a sua escolha neste projeto está em sua capacidade de centralizar todas as etapas em um único lugar. “A BYD possui uma estrutura sólida no Brasil e assegura qualidade para o cliente em todos os processos. Do dimensionamento ao acompanhamento da geração após a entrega da obra, garantimos total suporte para entregar o melhor projeto possível às empresas”, acrescenta Rodrigues.

 

Sobre a BYD

Liderando a comercialização de veículos elétricos no Brasil e consolidada na fabricação de tecnologia de energia solar, a BYD vem expandindo sua atuação no país desde sua chegada, em 2013. A empresa possui em solo nacional fábricas de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos e de produção de módulos fotovoltaicos, ambas em Campinas (SP). Tem também no Polo Industrial de Manaus (AM), uma unidade dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio. Além disso, importa empilhadeiras, paleteiras, rebocadores e caminhões para o Brasil, todos 100% elétricos. Em novembro de 2021, começou a comercialização de automóveis de passeio no país e já conta com diversos modelos e uma rede consolidada de concessionárias em operação. No ano passado deu início ao projeto para a construção do Complexo de Camaçari, na Bahia, onde vai instalar a primeira fábrica de carros fora da Ásia. A companhia ainda é responsável por um projeto de SkyRail (monotrilho) na cidade de São Paulo (SP) (Linha 17 – Ouro do metrô). Eleita pela revista americana Times como uma das 100 empresas mais influentes do mundo, a BYD integra o Pacto Global das Nações Unidas (ONU), uma iniciativa que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.

 

Tupinambá Energia

Desde 2019, a Tupinambá Energia lidera a transformação da mobilidade elétrica por meio da recarga de veículos à bateria. Com energia renovável e certificados i-Rec, a empresa impacta positivamente a vida de mais de 12 mil motoristas de carros elétricos no Brasil, na Argentina e no Paraguai. Pioneira no gerenciamento de estações de recarga, é a única startup brasileira a gerir operações em redes multinacionais de carregamento em grande escala, incluindo a Shell Recharge em parceria com a Raízen Power. Já realizou mais de 85 mil recargas, totalizando mais de 1,38 GWh e evitando a emissão de mais de 1,5 mil toneladas de CO2 na atmosfera. É o aplicativo mais popular e bem avaliado entre os motoristas de veículos movidos à eletricidade da América Latina, refletindo o seu compromisso com tecnologia, sustentabilidade e serviço ao cliente. A missão da Tupinambá é criar um presente sem dificuldades para quem carrega um futuro com zero emissões na mobilidade. Para mais informações, acesse https://tupinambaenergia.com.br/.

 

Raízen Power

Raízen Power é a marca dedicada às soluções de energia elétrica renovável da Raízen – referência global em biocombustíveis e bioenergia. Uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil em volume, a Raízen Power possui mais de 70 mil clientes conectados no seu amplo portfólio de soluções integradas e customizadas para diversos perfis de clientes, que vão desde pessoas físicas até grandes empresas. A marca opera plantas de geração de energia centralizada e distribuída por meio de fontes renováveis como a solar, biomassa proveniente do bagaço da cana-de-açúcar, pequenas centrais hidrelétricas e biogás de aterros urbanos. Oferece serviços de Geração Distribuída (GD) em diversos estados do território nacional, migração e gestão para o Mercado Livre de Energia, comercialização de energia elétrica, certificados de energia renovável (I-RECs) e soluções de recarga para veículos elétricos por meio do programa Shell Recharge. Além disso, firma parcerias e investimentos em startups e energytechs que atuam conjuntamente no seu ecossistema de negócios com o objetivo de avançar cada vez mais na oferta de soluções aos consumidores para democratizar o acesso à energia limpa para todos em toda a sua jornada, tanto em casa, no trabalho ou no seu deslocamento. Na safra 2022’23, a marca negociou 2,2 GW médios de energia, expandiu a sua atuação em GD para mais de 50 sites espalhados pelo Brasil e atingiu um resultado operacional de R$1 bilhão de EBITDA.