CBA e Alumax vão desenvolver produtos sustentáveis

07/10/2023
A partir de agora, todo produto da empresa desenvolvido com o alumínio sustentável da CBA receberá selo de sustentabilidade

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e a Alumax, empresa extrusora de alumínio, firmaram acordo sustentável. A partir de agora, todo produto da empresa desenvolvido com o alumínio sustentável da CBA receberá o selo Alennium, que garante que o metal foi produzido com tecnologia exclusiva CBA de baixa emissão de carbono. Além disso, identificar produtos sustentáveis, a parceria inspira outras empresas do ramo a optarem por alternativas conscientes em seus projetos. “Para a Alumax, o selo Alennium está totalmente relacionado com as estratégias e objetivos da empresa, rumo ao mercado verde e com baixa emissão de carbono. Buscamos sempre a melhoria de nossos produtos e processos, otimizando a produtividade e reduzindo resíduos. Com a nova parceria da CBA, reforçamos nossa fidelidade e a importância de seguirmos lado a lado por um mundo mais sustentável”, destaca Gabriel Auricchio, gerente industrial da Alumax. 

Lançado em novembro de 2022, o selo Alennium chancela que o alumínio da CBA tem sua produção 100% sustentável. "Com o lançamento do selo Alennium, proporcionamos aos nossos parceiros uma abordagem confiável para reconhecer produtos de baixa emissão de carbono. Através da adesão da Alumax nesse projeto, estamos seguros de que nossa capacidade de influenciar positivamente outras empresas e consumidores será ampliada”, disse Alexandre Vianna, Diretor do Negócio de Produtos Primários da CBA. 

A Alumax é o primeiro cliente da CBA a aderir o uso do passaporte digital, uma ferramenta de comunicação que realiza o rastreamento de informações ESG, como as emissões de carbono do metal produzido pela empresa. Por meio de um QR Code, é possível acessar dados de performance, certificações e práticas sustentáveis associadas à produção do alumínio, assim como suas emissões de gases do efeito estufa para cada produto. O passaporte digital adotado pela CBA utiliza a tecnologia Blockchain, que garante a segurança da informação, confiabilidade e rastreabilidade das informações para quem acessar o conteúdo. 

A CBA produz alumínio com 100% de energia proveniente de fontes renováveis e emite apenas 3,03 t CO2e/t alumínio na sua etapa de eletrólise, onde o alumínio primário é produzido, enquanto a média mundial é de 12,6 t CO2e/t alumínio, segundo o Instituto Internacional do Alumínio (IAI). O inventário de emissões da empresa utiliza a metodologia do GHG Protocol e é verificado por terceira parte. Adicionalmente, as práticas de produção do alumínio da CBA são certificadas pela ASI (Aluminium Stewardship Initiative), entidade com reconhecimento global que atesta os elevados padrões mundiais de gestão, processos e produtos.