CEBDS debate iniciativas hídricas bem sucedidas

16/03/2023
O CEBDS vai abordar a resiliência hídrica, a água para reúso e a universalização do saneamento básico

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) vai defender iniciativas bem-sucedidas e os pontos críticos para os negócios do setor empresarial no 1ª Conferência das Águas das Nações Unidas, a UN Water Conference 2023, que acontecerá nos dias 21 e 22 de março, em Nova Iorque, nos EUA. O CEBDS vai abordar a resiliência hídrica, a água para reúso e a universalização do saneamento básico em três eventos ao longo da conferência. Os debates serão realizados em parceria com o WBCSD (World Business Council for Sustainable Development).

As palestras terão nomes nacionais e internacionais do terceiro setor, poder público, academia, empresariado e entidades setoriais. Todos os eventos serão realizados em português e contarão com transmissão online ao vivo. O objetivo é abordar temas relevantes para o contexto brasileiro, além dos principais desafios e oportunidades para o setor empresarial, sociedade civil e governos no entendimento e aplicações de melhorias no uso e fornecimento de serviços ligados à água. O CEBDS será representado pelo coordenador da Câmara Temática de Água, André Melo.

A UN Water Conference 2023 será a primeira edição desta iniciativa organizada pela ONU para debater recursos hídricos em escala global. As atividades começam no dia 18, de forma remota, com encontros presenciais entre os dias 22 e 24 de março. “O CEBDS reúne 87 das maiores empresas do Brasil, de diferentes atividades econômicas, em sua Câmara Temática de Água. A escassez hídrica é um risco global, que afeta a população e pode prejudicar seriamente os negócios, por isso o setor empresarial tem promovido iniciativas sustentáveis para a melhor utilização do recurso, buscando a segurança hídrica do negócio e também da comunidade do entorno”, destaca Juliana Lopes, diretora técnica de Food & Nature do CEBDS.

O primeiro evento do setor empresarial brasileiro ocorre dia 21, das 10h às 12h, e discutirá “Caminhos para a resiliência hídrica nas cidades e no setor empresarial”. O objetivo será o fortalecimento da aplicação de soluções baseadas na natureza, inspiradas em práticas sustentáveis, como restauração florestal, manejo correto do solo, proteção de nascentes e áreas de infiltração de água, em conjunto com medidas de adaptação às mudanças climáticas e implementação de mecanismos financeiros. No dia 21, das 15h às 17h, será promovido o evento “Universalização do saneamento básico sob a perspectiva dos direitos humanos”. Os painelistas buscarão respostas para perguntas como: De que forma diferentes comunidades estão se organizando para garantir serviços de saneamento? Por que algumas cidades conseguem atender melhor seus habitantes do que outras? Qual o impacto da falta de acesso à água limpa e segura para a população e para o desenvolvimento humano?

Já no dia 22, o CEBDS realiza o debate “Água para reúso: uma realidade para o setor empresarial”, das 10h às 12h. O evento abordará o papel do setor empresarial para impulsionar o reúso de água no Brasil, apresentando cases de sucesso e discutindo possibilidades de implementação em empresas de diversos setores. “O reúso de água é importante porque economiza o recurso natural e diminui a dependência de fontes de água limpa. O setor empresarial defende o avanço dessa iniciativa e quer contribuir para a construção de políticas públicas que estimulem a prática”, destaca o coordenador da Câmara Temática de Água do CEBDS, André Melo.