Escola de Mentores quer startups com soluções ambientais

02/04/2023
A ação é uma iniciativa da Whirlpool, fabricante mundial de eletrodomésticos

O Projeto Escola de Mentores recebe inscrições até 14 de abril de 30 startups, das quais 15 na cidade de Rio Claro, no interior de São Paulo, e mais 15 em Joinville, em Santa Catarina. A ação é uma iniciativa da Whirlpool, fabricante mundial de eletrodomésticos, e realizada pela NTICS Projetos, empresa do Grupo Nest. A iniciativa é dividida em duas etapas e as startups tem como objetivo desenvolver soluções que reduzam os efeitos das mudanças climáticas. 

O projeto realiza mentorias imersivas com startups sobre temas como Gestão, Liderança e Inteligência Emocional. “Esta é mais uma ação na qual a Whirlpool assume um compromisso com o meio ambiente. Neste sentido, entendemos que a tecnologia e a inovação podem e devem contribuir muito para tornar o planeta mais sustentável. Decidimos começar por Rio Claro e Joinville pela possibilidade de ajudarmos no desenvolvimento de startups focadas nas soluções de problemas locais, trazendo inovação e crescimento para duas regiões onde a Whirlpool está presente”, revela Eduardo Vasconcelos, Diretor de Relações Institucionais, Antitruste e Comércio da Whirlpool para América Latina.

Entre abril e junho serão realizadas quatro mentorias em cada startup  abordando assuntos que devem ajudar na formação e aprimoramento de lideranças, além de passar por técnicas e ferramentas que melhorem a integração e tragam mais agilidade ao dia a dia do escritório. Em julho, após a formação, os selecionados passarão por um hackathon onde irão debater novas ideias e desenvolver projetos para propor soluções para as questões ambientais encontradas. “As startups já nascem trazendo um negócio de impacto que soluciona uma problemática que está latente na humanidade. A solução pode ser um aplicativo, um novo serviço ou a otimização de algo que já existe. O importante para o projeto é que o resultado deve estar alinhado a alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, potencializando ações que, em breve, poderão fazer a diferença” afirma Ana Carolina Xavier, Diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos, responsável pela gestão do projeto.

Para integrar os alunos das duas unidades, o projeto vai realizar três oficinas abrangendo mil alunos de ensino médio. Em maio, os estudantes devem aprender conceitos sobre Inovação e Metodologias Ágeis, passando por ferramentas tecnológicas como Trello, Miro, Slack, LMS e Evernote, que poderão ser um diferencial para sua entrada no mercado de trabalho. A iniciativa tem apoio das secretarias estaduais de educação dos dois municípios.