Escolas rurais do Maranhão vão ganhar tratamento

30/06/2022
A primeira ação atenderá, em caráter piloto, dez escolas rurais, beneficiadas também pela Iniciativa Água nas Escolas.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Grupo Tigre, por intermédio da Tigre Água e Efluentes (TAE), o ICRH (Instituto Carlos Roberto Hansen) e o Instituto Iguá assinaram acordo de cooperação técnica para implantação de sistemas de coleta e tratamento de esgoto em escolas públicas da zona rural dos municípios de Itapecuru Mirim e Arari, no Maranhão. A primeira ação atenderá, em caráter piloto, dez escolas rurais, beneficiadas também pela Iniciativa Água nas Escolas, realizada no âmbito do Programa Cisternas, do Governo Federal.

O BNDES aprovou, em 2021, financiamento de R$ 20 milhões para a Iniciativa Água nas Escolas, que dará acesso a água para mais de 2.100 escolas do Semiárido. Em parceria com a Fundação Banco do Brasil, que doará outros R$ 20 milhões, a iniciativa deve ajudar com o aumento da frequência escolar e para a qualidade da alimentação das crianças, bem como colaborar para a redução da incidência de doenças e do tempo despendido na busca por água. “Nesta ação, o BNDES se integra a uma política pública com efeito sobre educação e saúde, e ao mesmo tempo atua como articulador entre entes públicos e parceiros privados, de forma a complementar o impacto da iniciativa. Estamos abertos a parcerias com empresas para melhorar a infraestrutura de escolas públicas do semiárido.” diz Bruno Aranha, Diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental do BNDES.

Coordenado com as medidas da Iniciativa Água nas Escolas, o Grupo Tigre irá doar equipamentos, desenvolvidos pela TAE, que fazem coleta e tratamento local de efluentes baseados em tecnologia biológica aeróbia de lodos ativados. Com capacidade de tratamento de até 800 litros diários, esses equipamentos têm baixo consumo energético (15W/H/usuário), e contam com todas as etapas do processo integradas, garantindo facilidade na instalação e baixa exigência de manutenção e sem oferecer odor. “O produto garante alta eficiência no tratamento e promete ser uma solução viável para populações e áreas onde a rede de coleta não consegue chegar atualmente”, esclarece Ewerton Garcia, diretor responsável pela unidade de negócios da Tigre. Já o Instituto Iguá será o responsável pela contratação da organização social que irá instalar os equipamentos nas escolas selecionadas, além de engajar a comunidade e a educação ambiental de alunos e professores. O parceiro técnico do Instituto será o CPDC (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento), organização não-governamental que há mais de trinta anos atua nas áreas de educação popular e desenvolvimento comunitário sustentável.

“A instalação será feita com o apoio de organização social selecionada, contando com o envolvimento e a participação de toda a comunidade escolar. Esse engajamento é fator crítico para o sucesso da iniciativa, já que os beneficiários precisam entender o processo e participar ativamente de sua gestão pós-implantação”, afirma Renata Ruggiero Moraes, Presidente do Instituto Iguá, organização da sociedade civil, que tem como missão contribuir para a universalização do saneamento no Brasil, por meio da inovação e da educação para o desenvolvimento sustentável. Além de auxiliar as escolas e, consequentemente, as duas cidades maranhenses, de acordo com Renata, o projeto tem tudo para servir de exemplo, com a apresentação dos resultados positivos no desempenho das escolas e das crianças beneficiadas. A expectativa é de que a experiência gere conhecimento que possa ser aproveitado em políticas públicas.