Hexagon lança plataforma para aumentar a segurança

06/06/2022
A nova solução da Hexagon para segurança e vigilância é totalmente compatível com qualquer fabricante ou dispositivo de segurança.

A Hexagon, que atua há mais de 30 anos no mercado global na produção de sensores, softwares e soluções autônomas, lançou recentemente uma plataforma de consciência situacional que proporciona um nível aprimorado de resiliência e eficiência operacional para organizações que operam infraestruturas críticas, como é o caso, por exemplo, das concessionárias de água e energia. A novidade vem em momento oportuno, considerando as metas estabelecidas pelo Marco Regulatório do Saneamento e os leilões do setor, que juntamente com as áreas de transportes e logística devem receber R$ 160 bilhões de investimentos até 2026.

Fábio Guerra, Gerente de Comunicação e Marketing da Hexagon América Latina, ao falar da Divisão de Segurança, Infraestrutura e Geotecnologias da Hexagon Brasil, explica que a nova plataforma da marca permite que centrais de segurança de organizações de infraestruturas críticas visualizem e gerenciem toda a infraestrutura de segurança como câmeras, alarmes, sensores, dispositivos IoT e demais equipamentos eletrônicos a partir de um único sistema integrado. 

Mas a ênfase da Hexagon se dá nos mercados de utilities – “toda nossa expertise em infraestrutura pública vem de 30 anos, tempo que nos conferiu grande maturidade tecnológica no que diz respeito aos sistemas para gestão de operações críticas, que não podem parar”, conta Fábio. Sendo assim, a empresa passou a olhar setores do mercado privado, onde identificou uma série de brechas de segurança – “muitas vezes essas empresas têm câmeras para videomonitoramento, mas que não se comunicam com os demais sistemas instalados”. Também é preciso considerar que as empresas de utilities muitas vezes operam em lugares geograficamente distantes e, na infraestrutura crítica, muitas vezes o acesso não autorizado de uma pessoa àquela estrutura pode causar um impacto gigante. 

Para a Hexaqon, a transformação digital desses segmentos deve, de fato, ser uma realidade, visto que muitas organizações ainda utilizam sistemas comuns de vigilância patrimonial que não oferecem o nível de automação e consciência situacional necessário para a proteção e monitoramento de infraestruturas críticas, o que acaba gerando limitações e ineficiências que podem custar caro em situações de crise.

Formada por três soluções mundialmente comprovadas: o Leica BLK247, o Hexagon OnCall Security | Guardian e o Hexagon OnCall Dispatch, a nova plataforma proporciona a essas organizações uma visão operacional completa e em tempo real do que está acontecendo em suas instalações e propriedades, além de recursos avançados para detecção antecipada de ameaças, análise precisa de cenários e respostas imediatas a incidentes, viabilizando uma melhor gestão de riscos e ações mais ágeis diante de situações críticas para o rápido restabelecimento de serviços essenciais.

A nova solução da Hexagon para segurança e vigilância é totalmente compatível com qualquer fabricante ou dispositivo de segurança, evitando assim gastos desnecessários com a substituição e atualização da sua infraestrutura.

Tags