Investimentos em projetos de hidrogênio

25/06/2023
Meta de desempenhar um papel fundamental na transição global para uma energia com baixa emissão de carbono

A Air Products está implementando projetos com hidrogênio azul com a meta de desempenhar um papel fundamental na transição global para uma energia com baixa emissão de carbono. No Canadá, a empresa tem o Complexo de Energia de Hidrogênio com Emissão Zero em Alberta, que receberá financiamento governamental de aproximadamente CAD$ 475 milhões. A inciativa permitirá à empresa construir um complexo de classe mundial, tornando-se uma das operadoras de redes de hidrogênio mais competitivas e com menor intensidade de carbono do mundo.

Outra iniciativa é o Louisiana Clean Energy Complex, nos Estados Unidos, com aportes de US$ 4,5 bilhões, para a produção de hidrogênio com baixa emissão de carbono para abastecer o mercado de mobilidade e indústria na região do Golfo do México. “Em 2021, os clientes da Air Products evitaram a emissão de 82 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono (CO2). Compartilhamos as preocupações da sociedade em relação aos impactos das mudanças ambientais. Por isso, anunciamos projetos e estamos comprometidos em crescer em toda a cadeia do hidrogênio, colocando a sustentabilidade como um de nossos pilares”, afirma Pedro Batista, gerente de Desenvolvimento de Negócios Não Convencionais da Air Products.

No espaço aéreo, a Air Products desenvolve o projeto (em andamento) World Energy em Paramount, Califórnia (EUA), onde estão sendo investidos US$ 2,5 bilhões para a produção de combustível de aviação sustentável (SAF). Essa instalação será a primeira do mundo e a única em escala comercial na América do Norte. Além disso, a empresa ampliou a rede de dutos de hidrogênio no sul da Califórnia para fornecer hidrogênio para a instalação da World Energy, aumentando a confiabilidade do abastecimento. Essa iniciativa apoia os objetivos de descarbonização da Califórnia e responde à crescente demanda por um combustível renovável na indústria da aviação.

No mercado brasileiro, a Air Products vê potencial significativo em razão da matriz energética renovável do País. Com uma participação ativa em eventos como a Hydrogen Expo 2023, a Air Products busca estimular a discussão e o desenvolvimento de iniciativas voltadas para a sustentabilidade. “Acreditamos muito no potencial do Brasil como um dos líderes mundiais na produção desse combustível e destaco que as tecnologias já existentes de captura e sequestro de carbono são fundamentais para complementar nosso salto rumo a um ecossistema mais sustentável”, explica Pedro Batista.