Laboratório Manancial de olho nas startups

07/03/2022
O local irá abrigar projetos com foco no desenvolvimento de negócios sustentáveis, segurança hídrica e soluções socioambientais inovadoras. 

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) abriu as portas do Manancial, o laboratório de inovação socioambiental que vai funcionar no quarto andar da sede da Companhia, na Cidade Nova. Ainda em etapa de conclusão, o local irá abrigar projetos de aceleração e incubação com foco no desenvolvimento de negócios sustentáveis, segurança hídrica e soluções socioambientais inovadoras. 

O Manancial reunirá startups, empresas, investidores, especialistas, quadros da Cedae e centros acadêmicos e de pesquisa, com o objetivo de encontrar soluções para o saneamento e proteção dos recursos naturais. O nome Manacial foi escolhido por meio de votação interna entre os funcionários e vai oferecer uma agenda de eventos sobre temas relacionados a inovação, tecnologia e meio ambiente, além de promover "desafios de startups" para selecionar novos projetos para incubação e aceleração.

O laboratório do Manancial tem aproximadamente 1.000 m² e inclui espaço maker com impressora 3D para a criação de produtos, estúdio para a gravação de podcasts, arena para palestras, aquários para reuniões e áreas de coworking e de descompressão. Cada seção recebeu o nome de uma mulher de destaque nas áreas de Saúde, Cultura e Esporte. A estrutura foi criada com base em princípios socioambientais, com mobiliário produzido com material reaproveitado a partir de móveis e estruturas da própria Cedae, tapetes feitos com material reciclado e almofadas e estofados confeccionados na Oficina de costura Zuzu Angel, na ETA Guandu, por apenadas em regime semiaberto que integram o programa Replantando Vida, da Cedae. 

Além disso, o espaço tem 150 mudas produzidas nos viveiros mantidos pelo programa, de espécies como pau-brasil, ipê, jatobá, jabuticabeira, pitangueira, quaresmeira e jequitibá, entre outras, formam a instalação "abraço verde", contornando o salão principal. O espaço é decorado ainda com painéis criados pelo artista André Kajaman, criador do evento de grafite Meeting of Favela (MOF), retratando paisagens do Rio de Janeiro. Segundo o secretário de estado da Casa Civil, Nicola Miccione, o espaço marca a mudança da Cedae, que considerada "uma empresa pesada", mas é agora "uma das empresas mais leves do Estado". “Isso vai ser exemplo no Estado, é o que se faz aqui no governo. Uma empresa estatal que dá exemplo para a iniciativa privada e para todos os outros órgãos”, disse Nicola.

O presidente da Cedae, Leonardo Soares, reafirmou a intenção de transformar a cultura da empresa diante do seu novo papel pós-concessões, utilizando a experiência do seu quadro de empregados, e destacou o papel que o Manancial terá neste processo. “Nossa predisposição é fortemente em cima disso: a gente vai renovar cada vez mais e brigar com todas as forças pela segurança hídrica no Estado do Rio de Janeiro”, concluiu. 

Os dois primeiros projetos incubados no Manancial estão diretamente ligados à qualidade da água. O primeiro será a adaptação de filtro capaz de remover os microplásticos presentes na água dos rios. Criado pelo estudante fluminense Gabriel Fernandes, vencedor do prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2021, o projeto será adaptado a estações de tratamento de grande porte. Gabriel já visitou a ETA Guandu em 2021 para iniciar os estudos.

O segundo projeto será a criação de sistema de monitoramento de poluentes, escolhido a partir de desafio lançado pela Cedae na 4ª edição Hacking Rio, em 2021, estreia da Companhia em "hackatons". A ferramenta projetada pela startup Noah Smart City foi a vencedora do evento, propondo o uso de sensores para monitorar e controlar o lançamento de poluentes na Bacia do Guandu. Os equipamentos finais serão desenvolvidos no Manancial.