Obras da Atibaia saneamento beneficiam bacias PCJ

20/05/2023
Obras contribuíram para toda a região das bacias Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ

Operação do Grupo Iguá, a Atibaia Saneamento realizou obras de infraestrutura no município paulista que contribuíram para toda a região das bacias Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). No entorno contemplado por uma área de aproximadamente 15.377 km2 , com 92,45% no estado de São Paulo e 7,55% em Minas Gerais, estão as cabeceiras das águas do Jaguari, Camanducaia e Atibaia – rio de lançamento do,efluente tratado pela empresa.

Além de Atibaia, outros 75 municípios integram as Bacias PCJ, sendo 70 deles do estado de São Paulo, como Águas de São Pedro, Americana, Artur Nogueira, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Campinas, Campo Limpo Paulista, Capivari, Charqueada, Cosmópolis, Holambra, Hortolândia, Ipeúna, Iracemápolis, Itatiba e Jarinu, por exemplo. “Atualmente em Atibaia temos um índice de esgotamento sanitário para a coleta e tratamento de esgoto bem satisfatório. Essas taxas são bastante positivas e influem na qualidade dos rios da região e na preservação ambiental ao entorno da cidade, já que quanto maior o volume de efluente doméstico destinado às ETEs locais, menor será a quantidade de substâncias prejudiciais despejadas nos mananciais”, explica o gerente operacional da Atibaia Saneamento, Carlos Santana Junior.

Desde 2013, a concessionária atende o município por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com a SAAE, elevando os índices de saneamento locais e trabalhando para a entrega de ETEs cada vez mais eficientes e modernas. 

A última grande obra da Atibaia Saneamento foi inaugurada em setembro de 2022, a 2ª fase da Estação de Tratamento de Esgoto no bairro Estoril, com a ampliação na capacidade de tratamento do efluente e expansão da área de atendimento para aproximadamente 85 mil moradores.