PF, PRF e Ibama reprimem desmatamento

09/05/2022
Durante a Operação, a PF prendeu em flagrante um dos envolvidos no delito, além de apreender madeira transportada e extraída de forma ilegal.

Por meio de ações coordenadas com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a Polícia Federal conseguiu deflagrar, nos dias 3 e 4 de maio, a Operação Madeira da Noite II no Pará. 

A operação tinha como objetivo combater o desmatamento ilegal no estado. Durante a Operação, a PF prendeu em flagrante um dos envolvidos no delito, além de apreender madeira transportada e extraída de forma ilegal, a lavratura de um Termo Circunstanciado e a apreensão de um rádio comunicador do tipo satélite - conhecido como “rádio bolinha”.

O combate ao desmatamento e o desmantelamento de facções criminosas da Operação visa cumprir os acordos internacionais firmados pelo Brasil na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças Climáticas (COP26), realizada na Escócia. A Operação “Madeira da Noite I” foi deflagrada nos dias 19 e 20 de abril, ocasião em que foram apreendidos quatro rádios comunicadores do tipo satélite, quatro caminhões e uma carreta com aproximadamente 45m³ de toras e 53m³ de madeira serrada.

A Operação inutilizou um trator e um caminhão, bem como uma serraria foi embargada pelo IBAMA. Além disso, cinco pessoas foram presas em flagrante e conduzidas para a Delegacia de Polícia Federal de Altamira (PA). A Operação é decorrente de investigações e compartilhamento de informações entre os três órgãos e faz parte das ações Guardiões da Bioma Unidade Altamira.