PL quer instituir política nacional de prevenção ao assoreamento

12/02/2024
O PL estabelece diretrizes como conservação das matas ciliares e sua recomposição nas áreas degradadas ao longo dos corpos d'água, entre outras medidas

Está em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 4488/23, que institui a Política Nacional de Prevenção ao Assoreamento de Rios, por meio da recomposição de matas ciliares e do controle da erosão. O Poder Executivo, em conjunto aos órgãos ambientais, deverá elaborar um plano nacional de prevenção com metas, prazos e ações específicas para a implementação da política.

O PL estabelece diretrizes como conservação das matas ciliares e sua recomposição nas áreas degradadas ao longo dos corpos d'água; medidas de controle e mitigação da erosão do solo em áreas de risco e pesquisa e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para a prevenção do assoreamento de rios. A proposta prevê a concessão de incentivos aos proprietários rurais ou urbanos situados junto aos corpos d'água que realizarem a recomposição de matas ciliares e adotarem práticas de controle da erosão.

Outras medidas previstas são a criação de um cadastro nacional de áreas degradadas e em processo de assoreamento, para monitoramento e planejamento de ações; a instituição de mecanismos para retenção de sedimentos e controle de erosão, como pontes, bueiros e canais; e a minimização de impactos ambientais na execução de loteamentos urbanos. O descumprimento das medidas estabelecidas sujeitará os responsáveis às sanções previstas na legislação ambiental em vigor.

O texto é de autoria da deputada Maria do Rosário (PT-RS) e outros dez parlamentares. Para eles, a conservação dos recursos hídricos e a preservação do meio ambiente são questões fundamentais para garantir a qualidade de vida das presentes e futuras gerações. “A recomposição de matas ciliares e o controle da erosão são medidas eficazes para prevenir o assoreamento dos rios. Através da proteção das margens dos corpos d'água e da adoção de práticas sustentáveis, é possível reduzir o carreamento de sedimentos e resíduos sólidos para os rios, preservando a qualidade da água e a biodiversidade”, defendem. O projeto está em tramitação em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. 

Fonte: Agência Câmara de Notícias