Programa de startups verdes completa dois anos

30/06/2022
Para 2022, está previsto investimento de R$ 16 milhões em startups.

Programa de Corporate Venture e inovação aberta do Grupo Solví, o SMARTie tem como meta desenvolver soluções inovadoras para a vida por meio de startups atreladas às capacidades da companhia. O SMARTie completou dois anos de operação e é a primeira iniciativa brasileira voltada exclusivamente às cleantechs (ou greentechs), que trazem soluções para o meio ambiente. 

Os incentivos às startups acontecem através de dois programas de aceleração, por meio dos quais a SMARTie disponibiliza, além do investimento em formato de Equity (oferta de aquisição de parte da startup) ou Business Partner (contrato no formato cliente-fornecedor, a depender do modelo de negócios adotado), mentoria com especialistas e líderes do Grupo Solví, estudos de viabilidade, orientação sobre modelos de negócios, acesso às operações da companhia e vasto portfólio de clientes. “A SMARTie pode ser considerada mais do que investidora, mas também um Smart Money – ou investimento inteligente. Nossos alvos são startups que estejam em fase de tração ou expansão, ou seja, que já tenham passado pelo período de ideação e MVP. Essa escolha ocorre porque a estrutura em tecnologias ambientais e experiência de mercado do Grupo Solví pode impulsionar ainda mais o crescimento e os resultados no nicho que a cleantech atua”, explica Ariane Mayer, Head de Inovação Aberta e Sustentabilidade da SMARTie, do Grupo Solví. 

A SMARTie promove dois programas de aceleração que possibilitam que startups se conectem à Corporate Venture. O primeiro é o SMARTie Sessions que procura ativamente por startups. O programa acontece durante todo o ano, com provas de conceito focadas em temas específicos e rodadas de testes em paralelo. O segundo é o #DesafioSMARTie, programa aberto a todas startups em uma das quatro verticais de atuação do Grupo (valorização de resíduos e energia; logística reversa e economia circular; transformação digital e smart cities; carbonos e greencoins), que passa por quatro etapas até que as finalistas sejam selecionados para um período de incubação de oito semanas dentro do Grupo Solví.

O #DesafioSMARTie está em sua 3ª edição. Em 2021, o programa teve mais de 80 startups inscritas, mais de 15 POCs (Provas de Conceito) realizadas, cinco cases avaliados pelo conselho Solví para rollout e aquisição de sete projetos-piloto rodando em fase de contratação. Para 2022, está previsto investimento de R$ 16 milhões em startups. A edição está na fase de entrevistas com as selecionadas e superou em mais de 195% o número de inscrições de 2021.

Tags