Projeto que usa radiação solar garante água potável

29/01/2024
As famílias terão acesso a água de qualidade para consumo por até 20 anos

Antes do equipamento, a comunidade não tinha acesso a água tratada e todos os moradores eram atendidos por poços, próprios e/ou compartilhados, e as caixas d'água eram, em unanimidade, o método mais utilizado para o armazenamento de água. Após a implementação do dispositivo, e monitoramento, foi verificado que 100% das famílias tratam a água antes de consumir e usam o Aqualuz como meio de tratamento da água. “Para nós é uma imensa alegria que o Aqualuz já esteja gerando tantos resultados positivos para essas famílias. A recepção dos moradores ao projeto foi muito boa e a implementação foi um sucesso, exemplo disso é que conseguimos zerar os casos de doenças transmitidas pela água. Nosso foco é fomentar cada vez mais programas socioambientais e promover transformações positivas na vida das pessoas”, afirma Lígia Guedes, gerente de Meio Ambiente da Atiaia Renováveis. 

Para o morador Éverton Batista, o Aqualuz gerou inúmeros benefícios ao local e transformou a vida das pessoas. “Nós consumimos água de poço há muito tempo e não tínhamos certeza se ela era potável ou não. Agora, com o Aqualuz, temos a segurança de que essa água é própria para o uso e não oferece riscos à nossa saúde”, conta. O Aqualuz ainda ajudou a eliminar outro problema identificado na comunidade: os casos de diarreia aguda. Pelo menos cinco domicílios apontaram ter moradores com virose ao menos uma vez por mês e 66,7% das pessoas acreditavam que a água poderia causar e transmitir doenças, que, de fato, acontecia. Com a utilização do Aqualuz, os casos de doenças de veiculação hídrica foram zerados, como por exemplo, a diarreia. A comunidade de Engenho Dois Rios II está localizada no município de Goiana (PE), próxima a um dos empreendimentos da Atiaia Renováveis, o Complexo Fotovoltaico Maravilhas.
 
A iniciativa está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o ODS 6 que busca assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos. A Atiaia Renováveis tem em sua estratégia de atuação a agenda ESG e incentiva projetos e programas sustentáveis, bem como ações sociais e boas práticas de governança.  A empresa também adota medidas ecologicamente sustentáveis, como a gestão de resíduos sólidos, o monitoramento dos recursos hídricos e de áreas de preservação permanentes, desenvolve campanhas de educação, incentivo e boas práticas em gestão ambiental, entre outras. Além da diversificação de fontes de energias renováveis, a companhia também contribui para uma economia de baixo carbono e para a transição energética brasileira, atenuando os efeitos das mudanças climáticas.