Prolata comemora dez anos

06/06/2022
Atualmente, a Prolata conta com 65 cooperativas, em 15 estados, totalizando 1.657 cooperados.

A Prolata alcançou a marca de 16.013,38 toneladas latas de aço recicladas no primeiro trimestre de 2022, um aumento de 79% sobre o último trimestre do ano passado. Os estados que mais contribuíram para o resultado foram Pernambuco, Bahia e Paraná. Atualmente, a Prolata conta com 65 cooperativas, em 15 estados, totalizando 1.657 cooperados, volume que representa crescimento de 3% em relação ao ano anterior. Além disso, há 36 entrepostos parceiros e o apoio de 14 fabricantes de latas de aço, 29 fabricantes de tintas, 10 fabricantes de alimentos, 30 redes de varejo e três grupos siderúrgicos, responsáveis pela revalorização e reciclagem do material. 

A Prolata tem trabalhado para incentivar os consumidores a realizar o descarte das latas utilizadas corretamente com campanhas de comunicação e auxílio na implantação de pontos de recebimento em parceria com as redes varejistas. Hoje, existem 215 pontos distribuídos por todo o país, garantindo presença municipal 27% superior ao ano anterior. A presidente executiva da Associação Brasileira de Embalagem de Aço e Diretora executiva da Prolata, Thais Fagury, ressalta a evolução da associação em uma década de história. “Foram os associados que acreditaram em todo o processo. Inicialmente, tínhamos 15 parceiros. Hoje, além dos fabricantes de latas, também temos 29 fabricantes de tintas, 30 redes de varejo e 10 fabricantes de alimentos”, disse. 

No ano em que completa dez anos, a Prolata recebeu homenagem da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI), primeira cadeia de envasadoras que acreditou no projeto. Fabio Humberg, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da ABRAFATI, homenageou a Prolata com uma placa e destacou a importância do projeto de reciclagem. Reconhecemos a qualidade no atendimento à Política Nacional dos Resíduos Sólidos e empenho em prol à sustentabilidade, garantindo as melhores soluções para os resíduos sólidos”, salientou Humberg. Gui Brammer, fundador da Boomera, empresa brasileira de Economia Circular e parceira da Prolata desde o início de sua história, disse que sempre foi uma alegria participar da Prolata. “A Boomera nasceu praticamente junto com a associação. Hoje, somos uma das maiores empresas que recicla plásticos na América Latina. Isso só foi possível acreditando nas cooperativas e com o apoio da Prolata”. 

Representando as cooperativas, Cleusimar Alves de Andrade, presidente da Cooperativa Recicle a Vida, trouxe um pouco da experiência como catador e falou sobre a importância do investimento ao trabalho dos catadores. “O apoio no investimento para melhorar os nossos meios de transporte é fundamental para os resultados”, comentou. Dois associados-fundadores, a Brasilata, empresa brasileira fabricante de embalagens de aço, e a CMP - Companhia Metalgraphica Paulista, celebraram a história e a relevância da Prolata para o funcionamento da logística reversa e economia circular.