Reuniões para reduzir emissões nos últimos dias

09/12/2023
O objetivo é destravar o impasse e apresentar um texto que estabeleça um roteiro para permanecer dentro de um aumento de 1,5°C

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28) vai debater nos últimos cinco dias de evento como o mundo pode reduzir as emissões de efeito estufa e evitar os piores impactos da crise climática, além de uma redução gradual dos combustíveis fósseis. O objetivo é destravar o impasse e apresentar um texto que estabeleça um roteiro para permanecer dentro de um aumento de 1,5°C de aquecimento global acima dos níveis pré-industriais. “Agora todos os governos devem dar aos seus negociadores ordens de marcha claras – precisamos da mais alta ambição, e não de pontuação ou de políticas de menor denominador comum. Boas intenções não reduzirão as emissões pela metade nesta década nem salvarão vidas neste momento”, disse Simon Stiell, chefe do clima da ONU. O presidente da COP28, Sultão Al Jaber, nomeará, com a sua equipe, pares de ministros, cada um representando um país desenvolvido e um país em desenvolvimento com o objetivo de estabelecer contatos e encontrar compromissos.

Nas parcerias ministeriais anunciadas hoje, 8 de dezembro, o Egito e o Canadá foram encarregados de ajudar a presidência dos EAU a elaborar um texto negociado sobre a implementação sobre o financiamento climático. Mohamed Nasr, o principal negociador climático do Egito ajudou a alavancar a vitória de perdas e danos na COP27, disse: “Estamos cientes dos desafios que os países em desenvolvimento enfrentam no cumprimento das atuais NDCs [Contribuições Nacionalmente Determinadas] e dos planos nacionais de ação climática – para reduzir as emissões e adaptar-se aos impactos climáticos. Sem isso não temos nada. Se os países em desenvolvimento não tiverem acesso a financiamento adequado, as perdas e os danos aumentarão, o desenvolvimento diminuirá e a migração aumentará. A política climática e o financiamento climático não podem funcionar isoladamente”.