Tapumes sustentáveis em obras

10/10/2022
Produzido totalmente de plástico reciclado, reaproveitável, com rápida montagem e de baixo impacto ambiental, o tapume será levado a outras obras da empresa.

A Terral Incorporadora passou a utilizar tapumes produzidos a partir de materiais recicláveis como uma ação de responsabilidade socioambiental. “O tapume de obra é necessário para delimitar o terreno onde haverá construção, isolando a área de trabalho e trazendo segurança aos pedestres. Como é uma estrutura indispensável para todas as obras, pensamos em implementá-lo de maneira sustentável como uma atitude simples em prol do meio ambiente”, explica Janaína Simão, Gerente de Obras da Terral Incorporadora.

Produzido totalmente de plástico reciclado, reaproveitável, com rápida montagem e de baixo impacto ambiental, o tapume será levado a outras obras da empresa. Entre as vantagens do material sustentável estão a facilidade para manutenção e limpeza, diminuição dos impactos no meio ambiente, pela utilização de menos produtos e produção de menos resíduos. “Nas duas últimas obras em que ele foi reutilizado, foi produzido com mais de 2.000 kg e 4.000kg de lixo plástico que seria descartado na natureza”, comenta Janaína. 

O uso dos chamados eco tapumes pela Terral teve início em maio e a expectativa é implementar o material em todas as obras da incorporadora. “Hoje trabalhamos sob o Selo Ademi (Associação de Empresas do Mercado Imobiliário) Responsável e praticamos ações sociais e ambientais entre nossos colaboradores e com a sociedade. Também trazemos essa prática para nossos projetos, agregando novas tecnologias e lógicas construtivas que nos permitam trabalhar com mais sustentabilidade”, acrescenta. A Terral implementou também uma estrutura para cobertura de tapume pensando na proteção dos pedestres que utilizam a calçada na fase de obra. “Esse suporte também é produzido a partir de material reciclável”, comenta Janaína. 

A Terral também estabeleceu nas construções programas de gerenciamento de resíduos sólidos e líquidos com objetivo de dar uma destinação correta para cada resíduo. “Realizamos a coleta seletiva de materiais, descarte adequado de madeiras e estamos estruturando o processo de reutilização da água de lavagem dos caminhões betoneira. Este é mais um compromisso da Terral Incorporadora com a sociedade e o meio ambiente”, finaliza Janaína.