Ternium vai aumentar em 80% uso na produção de aço

06/06/2022
A sucata é produzida pela Emalto, uma indústria mecânica sediada na região de Ipatinga (MG).

A Ternium adotou mais uma medida dentro do seu plano de descarbonização no seu Centro Industrial de Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro. Na primeira semana de junho, a siderúrgica receberá três caixas de sucata que serão usadas para ampliar a utilização de material reciclado na produção de aço. Com a medida, a Ternium prevê aumento de 80% do uso da sucata na produção de aço da Ternium no Brasil.

A sucata é produzida pela Emalto, uma indústria mecânica sediada na região de Ipatinga (MG). A operação fortalece a relação da Ternium com o Vale do Aço mineiro. Os novos equipamentos é a primeira etapa na ampliação e modernização do pátio de sucata já existente na empresa, em Santa Cruz. A conclusão está prevista para setembro de 2023, com investimentos de R$ 100 milhões. 

“Além de avançar no plano de descarbonização, a Ternium está movimentando o setor industrial do Vale do Aço. Cabe reforçar que o uso da sucata incorpora o ferro metálico ao processo industrial, substituindo parte do consumo de minério. Com isso, o processo se torna mais eficiente, permitindo a redução das emissões de CO2” explica Marcelo Chara, CEO da Ternium Brasil. A Ternium anunciou no início de 2021 um plano de reduzir em 20% a intensidade de carbono por tonelada de aço até 2030.