REUSO

Águas do Mirante implanta sistema em seis ETEs

08/06/2015

A Águas do Mirante implantou processo de utilização de água de reuso nas seis maiores Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) em Piracicaba, interior do estado de São Paulo. A iniciativa é adotada desde outubro de 2012 e tem como objetivo reduzir o consumo de água potável e contribuir para a preservação do meio ambiente.

A medida foi adotada após diagnóstico feito pela equipe técnica, no qual constatou-se que grande parte da água utilizada para a realização das atividades operacionais da empresa, era descartada na rede. Além disso, a Aegea Saneamento (holding que administra a Águas do Mirante), atua com o propósito de assegurar que os serviços realizados pelas concessionárias, gerem o mínimo de impacto ao meio ambiente. “As ETEs Ponte do Caixão, Bela Vista e Ártemis contam com o sistema de reuso desde a concepção. Para obtermos uma abrangência maior do benefício implantamos o sistema na ETE Piracicamirim, Capim Fino e Tupi”, esclarece Clayton Bezerra, Gerente de Operações.

Atualmente, a Águas do Mirante utiliza a água de reuso após o tratamento realizado em cada estação. Parte da água é armazenada em reservatórios específicos para lavagem de pátios, ruas, irrigação de áreas verdes, entre outras ações, enquanto outra parte do efluente tratado é lançada nos córregos, conforme determina a legislação ambiental vigente. Bezerra diz que ao implantar esse sistema, a empresa contribui efetivamente para a preservação do meio ambiente e reduz o consumo de água potável. “Antes de incluirmos a água de reuso nas atividades do cotidiano, consumíamos cerca de 2.500m3 ao mês na ETE Piracicamirim, que equivalem ao consumo de 150 residências. Com o sistema, o consumo passou a ser de 600 m3 por mês, que corresponde ao consumo de 35 residências”, ressalta Bezerra.