SANEAMENTO

Águas Guariroba completa 15 anos de atuação

29/10/2015

A Águas Guariroba completou, dia 23 de outubro, 15 anos de atuação na capital de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Neste período, a empresa de saneamento, pertencente ao Grupo Aegea Saneamento, investiu mais de R$ 961 milhões em água e esgoto que transformaram o cenário do saneamento básico da capital nos últimos anos.

Atualmente, Campo Grande tem índice de abastecimento de água tratada próximo a 99,8% (antes da concessão era de 96%). Com o avanço do programa de universalização, nos próximos 10 anos, todos os bairros terão acesso a tratamento de esgoto, segundo a empresa. A Águas Guariroba atua em 41 municípios mato-grossenses. “O que diferencia Campo Grande hoje no Brasil é o planejamento e a busca constante pela eficiência nos serviços prestados”, afirma o Diretor-presidente da empresa, José João Fonseca. “Já investimos quase um bilhão para melhorar e ampliar o acesso da população ao tratamento de água e de esgoto. Obter estes recursos só é possível quando trabalhamos de forma eficiente”.

Além das obras de ampliação em locais que não contavam com o serviço, a Águas Guariroba investiu na perfuração de poços de captação subterrânea, novos reservatórios, obras para interligar os sistemas de reservação nos bairros e redução de perdas. Agora, Campo Grande possui sistema de abastecimento de água automatizado e monitorado em tempo real através do Centro de Controle Operacional (CCO). Através de computadores e telões, técnicos controlam 24 horas por dia o funcionamento das captações de água, nas represas dos córregos Guariroba, Lageado e 150 poços profundos.  Os técnicos também operam a longa distância os níveis dos reservatórios nos bairros, as estações de bombeamento, o tratamento e a pressão na rede de distribuição. Com este processo, o índice de perdas com vazamentos, fraudes e medição ineficiente foi reduzido de 56% (2006) para 19% (2014) - inferior à média nacional (37%) e um dos menores entre as capitais.

Os investimentos da Águas Guariroba tornaram o sistema de distribuição de água mais eficiente e capaz de atender à população, sem riscos de racionamento em épocas de grande consumo, como o calor e a estiagem. Segundo pesquisa realizada pela empresa para medir o índice de satisfação dos moradores locais, 94% dos entrevistados disseram que os serviços públicos “funcionam bem”.  

O levantamento realizado em 2015 mostra ainda que, de maneira geral, os serviços prestados pela empresa têm 87% de aprovação junto aos usuários. “Acredito que essa aceitação seja devido a todos os programas de educação ambiental e de integração com a comunidade que desenvolvemos”, defende o presidente José João Fonseca. “Não adianta só fazer os investimentos. É importante saber passar para a população a importância disso”, completa.

Esgoto e saúde

Em relação ao serviço de esgotamento sanitário, ele era disponível a apenas 18,72% em 2000. Com a implementação do programa “Sanear Morena”, o serviço de coleta e tratamento foi ampliado para 81,83% e perdeu o estigma de obra enterrada. O acesso a saneamento mudou a realidade dos bairros e trouxe resultados para a saúde dos moradores.

Um estudo que cruza dados do Datasus (Sistema de Informações do Ministério da Saúde) e do IBGE comprova que diminuiu a taxa de internações por diarreias no município. No ano de 2003, o índice era de 157,4 a cada 100 mil habitantes e em 2013 o número caiu para 22,2 a cada 100 mil habitantes, uma redução de cerca de 86%.

Segundo o Diretor-presidente da Águas Guariroba, José João Fonseca, a universalização do serviço de tratamento de esgoto é a principal meta da Águas Guariroba e até 2025 a concessionária deverá investir R$ 636 milhões na terceira etapa do programa “Sanear Morena”, que está em andamento. “O gráfico de redução das diarreias acompanha diretamente a ampliação da rede de esgoto. Veja a importância que tem a coleta e principalmente o tratamento. Muito diferente de outros lugares, aqui 100% do que nós coletamos, nós tratamos. O resultado disso é mais qualidade de vida para as pessoas”, afirma.