SUSTENTABILIDADE

“Desafio BIG” quer preservar Ilha Grande

19/04/2017
Os interessados em participar da preservação da Baía de Ilha Grande no litoral Sul Fluminense devem apresentar soluções sustentáveis até o dia 23 de abril através do site www.big2050.org. O “Desafio BIG”, uma ação inédita no Rio de Janeiro, faz parte da iniciativa BIG 2050, um novo modelo de gestão integrada ecossistêmica desenvolvida no âmbito do Projeto Gestão Integrada Ecossistêmica da Ilha Grande (Projeto BIG), que é coordenado e executado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). 
 
“Acreditamos que o desafio BIG incentivará o surgimento de ideias e soluções inovadoras para a conservação ambiental”, destacou o diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas do Inea, Paulo Schiavo. “A Baía da Ilha Grande é uma região ímpar, que abriga uma das mais ricas sóciobiodiversidades do Brasil, ainda muito bem conservada, mas que apresenta uma série de pressões ao ambiente terrestre e marinho. No intuito de aprimorar a gestão e os mecanismos de conservação dessa região, a FAO e o Inea têm atuado há mais de cinco anos por meio do Projeto de Gestão Integrada do Ecossistema da Baía da Ilha Grande. Após esse período foi possível consolidar uma nova estratégia de atuação, trazendo uma inovação na gestão ambiental que culmina na proposição da Iniciativa BIG 2050”, destaca o Gerente do Projeto BIG da FAO, Tiago Rocha.
 
O Desafio BIG incentiva o desenvolvimento de soluções criativas capazes de identificar e atacar os principais problemas detectados a cada ciclo de monitoramento do Radar BIG 2050, que identifica alterações na “saúde” ambiental, a partir de indicadores associados aos principais serviços ecossistêmicos providos pela região. O processo é constituído de três etapas onde as propostas são selecionadas e capacitadas progressivamente. Durante o processo de seleção é fornecida também uma capacitação progressiva das propostas para que estas possam ser aprimoradas e apoiadas ao longo do caminho. Ao final, dez propostas poderão ser remuneradas em até R$ 50 mil e apoiadas para o projeto sair do papel.