ENERGIAS RENOVÁVEIS

Absolar comemora adesão à IRENA

29/01/2018
“A adesão do Brasil à Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), anunciada ontem pelo Governo Federal em Brasília (DF), representa um importante passo em favor do desenvolvimento das energias renováveis no País, ampliando o envolvimento brasileiro em iniciativas multilaterais desenvolvidas em nosso planeta, cada vez mais globalizado e interconectado”, disse o presidente-executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia. 
 
Com a adesão, o Brasil passa a integrar o principal fórum internacional governamental no tema de energias renováveis. De acordo com o Assessor Especial do Ministro de Minas e Energia, Guilherme Syrkis, “a entrada do Brasil na IRENA é muito emblemática, especialmente em um momento em que o País experimenta preços extremamente competitivos nos leilões de energia solar fotovoltaica e eólica, bem como na aprovação do programa RenovaBio. Temos muito a contribuir, assim como para aprender, no ambiente que a IRENA proporciona para seus países membros”, prevê Syrkis. “A participação do Brasil na IRENA era uma recomendação apontada pela ABSOLAR como de grande relevância para o País desde 2015, quando começamos a participar das delegações brasileiras para a COP”, comenta Sauaia.
 
O Brasil poderá agora compartilhar seu conhecimento e experiências no setor de energias renováveis, além de ter a oportunidade de se posicionar como protagonista nas diversas iniciativas desenvolvidas pela IRENA, de modo que o país possa incorporar melhores práticas internacionais, acelerar o desenvolvimento da fonte e recuperar o atraso de 15 anos que acumula na área de energia solar fotovoltaica, comenta Sauaia. Atualmente, a IRENA possui 152 países membros e cerca de 30 países em processo de adesão, dentre os quais o Brasil.