EFLUENTES

ADI instala ETE com reator anaeróbio

12/07/2016

A ADI Systems, empresa especializada no tratamento de águas residuais, instalou no Laticínios Bela Vista, detentor da marca Piracanjuba, uma Estação de Tratamento de Efluentes com reatores anaeróbicos de baixa taxa de dimensionamento, que está ligada à carga orgânica volumétrica.

Para formulação, desenvolvimento e realização do projeto inovador foram necessários cerca de dois anos e meio de trabalho e investimentos de R$ 11 milhões por parte do laticínio. A ADI Systems forneceu toda a tecnologia e equipamentos, que contemplaram a reformulação da Estação de Tratamento de Efluentes antiga, e a adoção do Reator ADI-BVF. Nesse sistema, o efluente é tratado em meio anaeróbio e o gás é captado e enviado para duas caldeiras que utilizam esse combustível para a geração de vapor.

O tratamento dos resíduos chega a 99% com a possibilidade de reaproveitamento, também, da água. A Bela Vista, que já utiliza madeira de reflorestamento em suas caldeiras de biomassa, conta com uma redução de 30% no consumo de lenha, graças ao uso do biogás gerado pelo novo sistema.