MEIO AMBIENTE

Ambev lança dez desafios para startups

07/08/2018
A aceleradora de soluções ambientais da Cervejaria Ambev lançou dez desafios em busca de ideias inovadoras e disruptivas que contribuam com soluções para ajudar as principais questões ambientais da atualidade para a construção de um mundo melhor. O desafio tem apoio institucional do Pacto Global da ONU. Os temas foram definidos globalmente pelo grupo AB Inbev junto a especialistas de todo o mundo para questões como emissão de carbono, água, agricultura sustentável, embalagem circular e o futuro da produção de cerveja. Empreendedores, startups e acadêmicos interessados têm até o dia 14 de setembro para escolher um dos desafios e inscrever suas propostas no site www.aceleradoraambev.com.br. 
 
A lista de desafios traz temas como “Cada Gota Conta”, ao qual os interessados devem submeter ideias para garantir a conservação das bacias hidrográficas, melhorar o acesso à água e reduzir o seu desperdício; além do “Feche o Ciclo”, que busca soluções para garantir que a coleta e reciclagem de lixo sejam mais eficientes nas economias em desenvolvimento; e também o “Futuro da Produção de Cerveja”, com objetivo de encontrar propostas para usar a tecnologia em diversos estágios do processo de produção cervejeira para melhorar a eficiência e reduzir o desperdício.
 
A parceria entre Ambev e o Pacto Global prevê a participação do grupo em algumas etapas da aceleradora, como a avaliação dos projetos inscritos e o desenvolvimento de conteúdos para os treinamentos dos participantes. “Porque além de fazer cerveja, queremos a construção de um legado sustentável para os próximos 100 anos e mais. Com a nossa aceleradora, vamos impulsionar ideias empreendedoras que garantam impactos positivos ao meio ambiente e às comunidades em que atuamos. E, nesse projeto, a parceria com o Pacto Global é muito importante para estarmos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, comenta Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Cervejaria Ambev.
 
O desafio selecionará entre 20 e 25 grupos empreendedores que receberão treinamento e mentoria na aceleradora da AB Inbev. O vencedor terá a chance de fechar um contrato com a empresa e apresentar sua ideia a fundos globais de investimento de alto impacto. No Brasil, ao menos 20 projetos que não seguirem para a etapa global serão escolhidos para participar de um programa de aceleração local com a liderança da Cervejaria Ambev e Pacto Global da ONU. Eles poderão também apresentar seus projetos para investidores locais, contribuindo com a extensão dos projetos por meio da assinatura de contratos. 
 
A aceleradora faz parte da Plataforma 100+, lançada recentemente pela Cervejaria Ambev e que reúne ações de impacto positivo para construir um legado sustentável para a sociedade e o meio ambiente pelos próximos 100 anos e mais.