Anfitrião da COP28 pede que países tenham mentalidade diferente

02/12/2023
A Presidência da COP28 busca concretizar ações ambiciosas, realizáveis e substanciais que mantenham a meta de 1,5°C ao alcance e não deixem ninguém para trás

A Conferência das nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas 2023 (COP28) ocorre entre 30 de novembro e 12 de dezembro desse ano, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. No primeiro dia de evento, a Presidência da COP passou oficialmente para o Dr. Sultan Al Jaber, do seu antecessor, Sameh Shoukry, do Egito. Após a cerimónia de abertura, o Dr. Sultan Al Jaber e a Presidência da COP28, juntamente com o Secretário Executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, Simon Stiell, fizeram comentários na conferência de imprensa de abertura da COP28.

A Presidência da COP28 busca concretizar ações ambiciosas, realizáveis e substanciais que mantenham a meta de 1,5°C ao alcance e não deixem ninguém para trás. A COP28 definirá grandes ambições e criará uma nova forma de realizar o trabalho. Sultan Al Jaber deu boavindas a todos os presentes e agradeceu ao amigo Sameh Shoukry, que liderou esta Conferência com visão, propósito e integridade. “Os EAU estão profundamente orgulhosos e honrados por acolher a COP28 num momento crucial nesta década crítica para a ação climática. Sabemos, assim como vocês, a gravidade deste momento. Sentimos, a urgência deste trabalho e vemos que o mundo chegou a uma encruzilhada. Desde Paris fizemos alguns progressos, mas também sabemos que o caminho que percorremos não nos levará ao nosso destino a tempo. A ciência diz que o momento é de encontrar um novo caminho, suficientemente largo para todos nós, livre dos obstáculos e desvios do passado. Esse novo caminho começa com uma decisão sobre o balanço global, uma decisão que é ambiciosa, corrige o rumo e acelera a ação até 2030”. O presidente da COP28 afirmou que cada nação tem umpapel importante a desempenhar. “De minha parte, comprometo-me a conduzir um processo inclusivo e transparente, que incentive a discussão livre e aberta entre todas as partes. Peço que comecem esta COP com uma mentalidade diferente. Peço que você adote uma maneira diferente de pensar. Peço que você seja flexível. Devemos garantir que esta COP produza o balanço global mais ambicioso possível. Então, vamos trabalhar com eficiência, chegar a um acordo sobre a agenda e passar para o texto – rápido”. 

Os Emirados Árabes Unidos é um país novo, que surgiu do deserto através da visão e previsão do nosso falecido pai fundador, Xeque Zayed bin Sultan Al Nahyan, e da convicção e aspiração que ele transmitiu às gerações que se seguiram. E agora, 52 anos depois, basta olhar ao redor. Podemos ser uma nação jovem - mas temos grandes ambições e apegamo-nos a princípios como a colaboração, o otimismo, a verdadeira parceria, a determinação e o compromisso. Estes são os ingredientes que constituem o DNA dos Emirados Árabes Unidos. E são estes valores fundamentais de confiança, propósito, parceria e pragmatismo que acredito que devem definir a COP28, comentou Al Jaber. “Isso significa que é essencial que nenhuma questão fique de fora da mesa. E sim, como tenho dito, isso inclui o papel dos combustíveis fósseis. Sei que existem opiniões fortes sobre a ideia de incluir linguagem sobre combustíveis fósseis e energias renováveis no texto negociado. Temos o poder de fazer algo sem precedentes. Peço que vocês trabalhem juntos. Seja flexível, encontre pontos em comum, apresente soluções e alcance consenso. E nunca perca de vista a nossa Estrela Polar de 1,5C, porque é nisso que vou me concentrar no laser.

O anfitrião da COP28 comentou sobre uma questão-chave da agenda climática – os financiamentos. “Durante muito tempo, o financiamento não esteve disponível ou acessível. Esta Presidência está empenhada em desbloquear o financiamento para garantir que o Sul global não tenha de escolher entre o desenvolvimento e a ação climática. Que este seja o ano em que o financiamento climático atenda à magnitude do momento. Que esta seja a COP onde cumpriremos as nossas promessas”. O que começou em Sharm el Sheikh e ganhou um impulso crítico em Abu Dhabi no início deste mês, deve agora ser concretizado e posto em prática no Dubai. “Temos que chegar a um acordo sobre um quadro robusto para o Objetivo Global. Vamos colocar a natureza, as vidas e os meios de subsistência no centro dos nossos planos nacionais. Vamos finalmente enfrentar as questões que são críticas para a adaptação, como a água, a alimentação, a agricultura e a saúde. E é por isso que estou orgulhoso de que esta COP seja a primeira a acolher uma reunião ministerial sobre a saúde climática”.

Al Jaber disse que a COP28 espera um impulso na mitigação, já que 85% dos países da economia mundial estão atrás do objetivo da COP28, de triplicar a capacidade de energia renovável até 2030. “E estamos a atingir a massa crítica no objetivo de duplicar a eficiência energética até 2030. É assim que iremos fazer a transição para longe do carvão.Permitam-me também encorajar os países a estabelecerem metas de emissões quase nulas de metano, como parte da próxima ronda de NDCs. Zerar as emissões de metano pode causar um enorme impacto no mais curto espaço de tempo.