ACORDO DE PARIS

Apesar de Trump, americanos aderem às metas

07/06/2017
Mais de 1.200 governadores, prefeitos, empresários, investidores, faculdades e universidades de todo os Estados Unidos ou com operações significativas no país manifestaram interesse em assegurar a posição dos Estados Unidos na redução de emissões de carbono.  Esta é a mais ampla coalizão transversal da economia norte-americana unida em busca da ação climática. 
 
Entre os signatários da Declaração do Clima estão líderes de 125 cidades, nove estados, 902 empresas e investidores e 183 faculdades e universidades. As cidades e os estados participantes representam 120 milhões de americanos e contribuem com US$ 6,2 trilhões para a economia dos EUA, incluindo Califórnia e Oregon, cidades como Nova York, Los Angeles e Houston, bem como cidades menores como Pittsburgh, Pensilvânia e Dubuque, Iowa. No total, as empresas signatárias e os investidores representam uma receita anual total de US$ 1,4 trilhão e incluem várias empresas da Fortune 500, como Apple, eBay, Gap Inc., Google, Intel,  Microsoft e Nike, além de centenas de pequenas empresas.
 
A união dos líderes envia claro apoio às outras 194 partes do Acordo de Paris sobre a continuidade do compromisso dos EUA com a ação ambiciosa sobre as mudanças climáticas. Os signatários entendem que o Acordo de Paris é um modelo para criação de emprego, estabilidade e prosperidade global e que acelerar a transição da energia limpa dos Estados Unidos é uma oportunidade - não uma responsabilidade - para criar empregos, estimular a inovação, promover o comércio e garantir a competitividade americana. 
 
Desde o anúncio de Trump, 211 prefeitos adotaram os objetivos do Acordo de Paris para suas cidades, 13 governadores formaram a Aliança bipartidária dos EUA e 17 governadores divulgaram declarações individuais apoiando o Acordo de Paris.