TECNOLOGIA

Aplicativo sobre situação dos reservatórios

09/11/2017
A Sabesp lançou aplicativo para informar à população sobre a situação dos mananciais que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). O app Sabesp Mananciais RMSP pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais Play Store (Android) e App Store (iOS) por usuários de tablets e celulares. 
 
A ferramenta permite que qualquer morador da Grande São Paulo tenha acesso às informações dos sistemas Cantareira, Alto Tietê, Guarapiranga, Rio Claro, Rio Grande e Cotia, assim como acontece no site da Sabesp desde 2003. O conteúdo é atualizado diariamente às 9h. 
 
A primeira página do app traz dados sobre o volume armazenado nas represas do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), bem como o de cada manancial. A ferramenta também ajuda a verificar o volume de chuva que cada manancial recebeu no dia anterior, além de consultar o volume de dias anteriores. Ainda na tela principal há ícones direcionando para um gráfico comparativo dos reservatórios nos últimos cinco anos e uma página de ajuda, que funciona como um glossário com a explicação dos símbolos e termos utilizados na exibição dos dados.
 
Clicando sobre cada manancial, o visitante terá acesso a informações como o volume de água armazenada, o nível percentual das represas, a variação diária e os índices de pluviometria (chuva no dia anterior, volume acumulado no mês e média histórica para o período). Também há uma página com dados históricos e características de todos os sistemas produtores e outro ícone que exibe um gráfico comparativo do nível dos reservatórios mês a mês nos últimos cinco anos.