LIVRO

Aves da Mata Atlântica

15/12/2015

As 927 espécies de aves da Mata Atlântica estão presentes em mais de 1.300 ilustrações no recém-lançado guia “Aves do Brasil: Mata Atlântica do Sudeste”, dos autores Robert S. Ridgely, John Gwynne, Guy Tudor e Martha Argel. A obra é lançamento conjunto da WildlifeConservationSociety (WCS) e da Editora Horizonte. Com linguagem simples, o livro apresenta todas as espécies de aves da região, com ilustrações, mapas de distribuição e textos que permitem sua identificação. Em suas 432 páginas, o livro traz informações dos ambientes, épocas e altitudes de ocorrência, características físicas, dicas para diferenciação de espécies semelhantes e breves descrições de comportamento e voz.

Entre as espécies apresentadas estão as saíras sete-cores (Tangara seledon) e de-lenço (Tangara cyanocephala), algumas das aves mais coloridas do Brasil. Outra espécie que se destaca é a harpia (Harpia harpyja), também conhecida como gavião-real, a maior ave de rapina do Brasil e considerada a mais poderosa do mundo. De ocorrência rara, chama a atenção por seu enorme tamanho, mas é discreta e costuma ficar o tempo todo dentro da mata. Como não tem medo de pessoas e raramente foge, esta espécie é vítima de caçadores e traficantes de animais, fator que agrava sua situação de vulnerabilidade, já ameaçada pela destruição florestal.

O Guia também apresenta ao público alguns mistérios, como a história do tietê-de-coroa (Calypturacristata), hoje a ave mais “procurada” do Brasil, considerada como o sonho de muitos observadores. Passou 150 anos sem registro, até um casal ser avistado em 1996. De lá para cá, esse passarinho miúdo não foi mais visto. Especialistas acreditam que o desaparecimento da espécie está relacionado à destruição de seu ambiente natural.

Destacam-se, ainda, três espécies de papagaio – peito-roxo (Amazona vinacea), cara-roxa (Amazona brasiliensis) e chauá (Amazona rhodocorytha) – que são exclusivas da Mata Atlântica: “Por estarem entre as espécies que melhor representam a beleza desse bioma, por toda a ameaça que sofrem em decorrência da ação humana, e pelos desafios que apresenta sua conservação, escolhemos uma delas, o chauá, para nossa capa”, explica a ornitóloga e autora Martha Argel.

Com valor acessível, o livro foi patrocinado pela Fundação Grupo Boticário e pela Fibria, (no projeto Legado das águas – Reserva Votorantim) e também pelas doações feitas por instituições e pessoas físicas à WCS nos Estados Unidos. O objetivo do preço subsidiado (R$ 69,00) é estimular o interesse da população pela observação de aves no Brasil. Mais informações pelo site www.edhorizonte.com.br.