BACIAS HIDROGRÁFICAS

Baixo Atibaia e Camanducaia saem de estado de restrição

03/09/2015
A partir do dia 27 de agosto as bacias do Baixo Atibaia e do Camanducaia saíram do estado de restrição de acordo com Resolução Conjunta ANA/DAEE nº 50/2015. Com a medida, os usuários podem voltar a captar normalmente a água, mesmo o Camanducaia estando em estado de alerta, situação que indica a proximidade de uma restrição. 
 
Com as chuvas registradas na segunda quinzena de agosto, a vazão média do Baixo Atibaia atingiu 5,84 m³/s no ponto de monitoramento Acima de Paulínia e a região saiu do Estado de Restrição, que começou dia 25 de agosto, quando a vazão de referência foi de 3,24m³/s. Até 3,5m³/s acontece a restrição na bacia, que exige a redução das captações em 20% do volume outorgado para abastecimento urbano e dessedentação de animais, 30% para irrigação e indústria, além da interrupção das captações dos demais usos que consomem água. Já o Camanducaia estava em estado de restrição desde 18 de agosto, quando chegou a medir no ponto Dal Bo 1,61m³/s, acima dos 1,36m³/s divulgados dia 24 de agosto. Com a última vazão média, o Camanducaia deixa o Estado de Restrição (até 1,5m³/s) e está em Estado de Alerta (acima de 1,5m³/s e abaixo de 2m³/s).
 
No caso do trecho paulista da bacia do Jaguari, o Estado de Alerta permanece mesmo com a subida da vazão média de 3,31m³/s para 4,07m³/s. O alerta acontece nesta região quando a vazão fica acima de 2m³/s e abaixo de 5m³/s no ponto de monitoramento Foz. A restrição acontece quando o rio Jaguari registra até 2m³/s. Nos trechos Montante Cantareira e Jaguari (trecho mineiro), as vazões médias subiram de 4,45m³/s para 5,21m³/s no ponto de monitoramento Pires, no rio Jaguari. Com isso, as regiões se afastaram mais do Estado de Alerta: acima de 2m³/s e abaixo de 4m³/s. No caso do Jaguari, a Resolução Conjunta ANA/IGAM nº 51/2015 estabelece as regras de alerta e restrição. 
 
As vazões de referência são calculadas semanalmente ás segundas e quintas em cada ponto de monitoramento mencionado. O estado das vazões atualizado é disponibilizado na página eletrônica da Sala de Situação do Comitê da Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) www.sspcj.org.br.
Tags