BNDES financia R$ 93,8 milhões para planta em SP

09/12/2023
A unidade está prevista para ser inaugurada no primeiro semestre de 2024

A Essencis Biometano S.A., empresa constituída em parceria pela Solví Essencis Ambiental S.A. e a Ecometano, subsidiária da MDC, assinou contrato de financiamento com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) uma planta de biometano, que está em etapa de construção na Unidade de Valorização Sustentável Solví Essencis em Caieiras (SP). Parte do financiamento é proveniente do Programa Fundo Clima, que se destina a garantir recursos para projetos que contribuam para a mitigação das mudanças climáticas.

A unidade está prevista para ser inaugurada no primeiro semestre de 2024 e será a primeira planta de biometano do Grupo Solví e a terceira da MDC a entrar em operação, com capacidade instalada de 68 milm³ diários, evitando a emissão de mais de 40 mil toneladas de CO2 equivalente por ano. O contrato assinado pelas empresas junto ao BNDES garante financiamento de R$ 93,8 milhões, sendo que mais da metade é proveniente do Fundo Clima. Esse é o segundo projeto de biometano do Grupo Solví e o primeiro da MDC a captar recursos nesta modalidade. Além disso, o contrato representa mais um importante marco para o BNDES que tem em sua pauta o desenvolvimento de projetos que viabilizem a transição energética e a mitigação das mudanças climáticas. Esta planta alia progresso e sustentabilidade no que acreditamos ser a chave para um futuro mais sustentável. O biometano é um combustível renovável e menos poluente, uma solução que auxilia na mitigação das mudanças climáticas com a redução da utilização de combustíveis fósseis”, diz Celso Pedroso, CEO da Solví. 

Para Manuela Kayath, diretora presidente da MDC, os investimentos comprovam o compromisso do Brasil com a transição energética. “A Essencis Biometano é a terceira planta de produção de biometano que implantamos. A MDC está comprometida com iniciativas que contribuem efetivamente para a descarbonização da matriz energética do país – e este projeto, implantado no maior aterro sanitário da América Latina, comprova isso. A utilização do Fundo Clima em um projeto de produção de biometano reafirma como estes são fundamentais para que a energia renovável esteja cada vez mais presente”, comenta. Além da unidade em implantação em Caieiras, a MDC, por meio da sua subsidiária Ecometano, conta com duas plantas em operação: em São Pedro da Aldeia (RJ), com capacidade instalada de 15 mil m³/dia do biocombustível, e em Caucaia (CE), com capacidade instalada de 90 mil m³ por dia de biometano. A unidade de Caucaia foi ainda a primeira planta de biometano do país conectada diretamente ao gasoduto, com capacidade de fornecer até 20% do gás consumido no estado do Ceará.