FAUNA

Borboletário é inaugurado no Palácio das Indústrias

16/07/2015
No próximo dia 18 de julho será inaugurado o Borboletário do Catavento Cultural e Educacional, museu de ciência e tecnologia da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. No local os visitantes poderão conhecer algumas espécies de borboletas como a borboleta olho de coruja (Caligo illioneus) e a borboleta júlia (Dryas iulia). A Bayer apoia o projeto.
 
Uma geodésica foi construída para receber os animais. A estrutura de ferro formada por triângulos foi criada para abrigar mais de 20 variedades de plantas especificas para cada espécie e para cada fase, fazendo com que elas sintam-se mais próximas da natureza. 
 
“A nova estrutura do Borboletário dialoga com a arquitetura do Palácio das Indústrias ao mesmo tempo em que contempla as demandas técnicas para criação de um microclima favorável a vida das borboletas”, afirma o arquiteto do projeto Ricardo Pisanelli. “As quatro cúpulas de caixilharia metálica existentes nas torres do Palácio das Indústrias inspirou a forma do Borboletário, que tem uma estrutura geodésica de 145 faces e 10,62 metros de altura”, completa. O sistema estrutural foi montado com perfis dobrados e soldados de chapa de aço, protegidos por zincagem eletrolítica para evitar corrosão. O revestimento é feito por quadros com moldura metálica que estruturam as telas, desse modo cada “triangulo” da estrutura se torna independente, com sistema de bastidores removíveis, permitindo fácil manutenção e substituição.