SANEAMENTO

Brasil é sede do WTS em novembro

14/08/2019
O Brasil irá sediar, pela primeira vez, entre os dias 17 e 19 de novembro, o World Toilet Summit, no Hotel Renaissance na cidade de São Paulo. Realizado anualmente pela World Toilet Organization (WTO), a 19ª edição do evento terá a participação do Instituto Trata Brasil e o apoio e patrocínio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O encontro tratará sobre soluções para proteção dos recursos hídricos e acesso a água tratada, coleta e tratamento dos esgotos. Atualmente o Brasil possui quase 34 milhões de pessoas sem acesso a água potável e perto de 100 milhões de habitantes não possuem rede de coleta de esgotos.
 
O World Toilet Summit terá como tema em 2019 “Não Deixar Ninguém Para Trás". O Brasil trata apenas 46% do esgoto produzido, o que gera gastos de R$ 100 milhões em saúde pública decorrentes de doenças ocasionadas pela transmissão pela água. Segundo número de 2017 do Ministério da Saúde, mais de 1,6 milhão de moradias brasileiras não tem banheiros, prejudicando diversos indicadores sociais. 
 
O encontro reunirá líderes internacionais, autoridades, formadores de opinião, e empresas preocupadas em encontrar soluções para a proteção dos recursos hídricos e que todas as pessoas tenham acesso à água tratada, coleta e tratamento dos esgotos. O propósito é compartilhar ideias, produtos, aprender e colaborar para enfrentar os desafios do saneamento no mundo. "Um grande problema que existe no mundo hoje é que muitas pessoas não têm um vaso sanitário para suas necessidades básicas. Esse evento traz a atenção da classe tomadora de decisão para o problema e para a importância dos governos agirem. É também uma oportunidade de discutirmos a questão do saneamento no nosso País e na América Latina, porque é a primeira vez que esse evento ocorre aqui na região", explica Benedito Braga, diretor-presidente da Sabesp. 
 
Criado em 2001, o WTS já ocorreu em 12 países e, em geral, o evento costuma atrair dezenas de delegações locais e estrangeiras, além de público entre 300 e 500 pessoas. Além da Sabesp, patrocinam o evento a Tigre, Braskem, Amanco, Unipar, Saint-Gobain, BRK, Aegea, Harpic e Iguá Saneamento. O evento tem ainda apoio institucional da Rede Brasil do Pacto Global da ONU e das secretarias de Relações Internacionais e de Turismo do Estado de São Paulo. Maiores informações e inscrições pelo site www.wtsbrasil2019.com.