DECLARAÇÕES AMBIENTAIS

Brasil e Suécia fecham parceria

06/10/2017
A Fundação Vanzolini lançou o programa EPD Brasil em parceria com o International EPD System − um programa global, criado na Suécia, para declarações ambientais que operam em acordo com a norma ISO14025. A EPD Brasil nasce como um polo regional da versão sueca e conta com mais de 700 declarações ambientais publicadas para uma vasta gama de categorias de produtos em mais de 36 países. O programa permite também fazer a declaração ambiental de serviços, desde que cumpridas as etapas necessárias do processo.
 
Responsável técnico pelo programa brasileiro, Felipe Coelho afirma que o EPD Brasil colabora com a tradução das regras para o português, análise crítica e fornece sugestões para o Internacional EPD System, o que garante o padrão internacional, considerando as necessidades locais. Desta forma, facilita o trabalho da indústria brasileira na publicação de Declarações Ambientais de Tipo III.As Declarações Ambientais de Produto EPD (Environmental Product Declaration) de Tipo III estão sendo usadas no mundo inteiro para comunicação entre os diversos atores, numa linguagem universal, sobre as características ambientais dos produtos, processos e serviços das diferentes indústrias. 
 
Para se obter um EPD é necessário encontrar ou desenvolver uma Regra de Categoria de Produto (PCR), que servirá como base para realizar um estudo de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). Posteriormente, basta compilar as informações ambientais no formato da EPD, providenciar a verificação e certificação com um profissional especializado, registrar e publicar a declaração no EPD Brasil. O registro constará também no site da International EPD System. 
 
No site do International EPD System já é possível encontrar Regras de Categorias (PCR) e Declarações Ambientais de Produtos (EPD) de diferentes segmentos, como derivados de madeira, materiais de construção, combustíveis, químicos, vidro, plástico e produtos têxteis; além de alimentos, como frutas e legumes; e bebidas, como vinho e cerveja; entre outros. Para produtos da construção, o programa se alinha com a norma europeia EN 15804 e é um dos membros fundadores da ECO platform. 
 
No processo de desenvolvimento de uma EPD são levantadas e compiladas as informações ambientais do produto, que vão desde a extração da matéria-prima, passando pela fabricação, distribuição e uso, até o momento do descarte para reciclagem e transformação. O objetivo principal de uma EPD é fornecer informações relevantes e verificadas para atender às necessidades de comunicação e fornecer base para uma comparação justa dos impactos ambientais de produtos e serviços.