CERTIFICAÇÕES

Brasileiros identificam selos ambientais

25/05/2016

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), em parceria com o instituto de pesquisa e opinião pública Market Analysis, apresentou 27 selos ambientais para 906 adultos de onze capitais do Brasil e perguntou se eles reconheciam selos ambientais. A pesquisa “Identificação e conexão do consumidor com os selos ambientais”, constatou que pelo menos oito em cada dez brasileiros conseguem identificar no mínimo um selo.

Em Salvador e Brasília os selos são mais conhecidos: 99% e 96% dos entrevistados, respectivamente, afirmam reconhecer pelo menos um deles. Por outro lado, os residentes de Porto Alegre, Curitiba e Rio Janeiro identificaram 50%, 69% e 71%, respectivamente. Os selos ambientais são mais conhecidos entre os jovens entre 18 e 24 anos (91%), entre a população de renda mais alta (85% dos que pertencem às classes A e B) e de maior escolaridade (95% entre os que possuem pelo menos o ensino superior incompleto).

O selo mais conhecido é o Procel, do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, que identifica equipamentos e eletrodomésticos de maior eficiência energética. Os resultados mostram que 3 em cada 4 brasileiros (75%) o reconhecem, uma proporção muito acima dos demais selos estudados. Já o Conpet é reconhecido por 22% dos entrevistados. Assim como o Procel, este selo é conferido aos produtos mais eficientes no uso de derivados de petróleo e gás natural. É destinado a determinados segmentos como: automóveis, fogões, fornos a gás e aquecedores de água a gás. No terceiro lugar aparece a certificação oficial Produto Orgânico Brasil (14%), que garante o cultivo de alimentos sem agrotóxicos ou fertilizantes artificiais. 

“Há uma notável capilaridade da eficiência energética como virtude ambiental na cabeça dos consumidores, e também se destaca a força dos selos desenvolvidos por vários stakeholders ou endossados por entidades normalizadoras isentas”, disse Fabián Echegaray, Diretor do instituto Market Analysis.

A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas face a face em 906 domicílios das cinco regiões do País, com homens e mulheres com idades entre 18 e 69 anos, pertencentes a todas as classes socioeconômicas. As entrevistas aconteceram entre os dias 25 de janeiro e 14 de fevereiro de 2016. O estudo abrange as capitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Curitiba, Porto Alegre, Manaus, Belém, Brasília e Goiânia. Foram pesquisados os seguintes selos e certificações: ABIO – Associação de Agricultores Biológicos; Cerflor: Certificação Florestal; Certified Vegan; Coatings Care; Conpet; D2W; Dolphin Safe; EarthCheck; Ecocert; Energy Star; Fairtrade; Falcão Bauer; FSC; I’m Green; IBD Orgânico; ISO14001; LEED; Natrue; PEFC; Procel; Produto Orgânico; Rainforest Alliance; RoHS; Rótulo Ecológico ABNT; RSPO; Sustentax; Terracycle.