P&D

Braskem e TWB buscam soluções renováveis

23/08/2019
A Braskem firmou parceria com o Centro de Pesquisa europeu Toulouse White Biotechnology (TWB) para desenvolvimento de soluções renováveis. O Centro francês será importante para a Braskem avançar em pesquisa e desenvolvimento a partir de recursos naturais. 
 
O acordo de cooperação com a Braskem tem validade de três anos e inclui o desenvolvimento conjunto de novas tecnologias químicas renováveis baseadas em patentes de ambos os grupos. Os projetos serão coordenados sob orientação de líderes de pesquisa da Braskem e do TWB. Nove pesquisadores do Laboratório de Engenharia de Sistemas e Processos Biológicos do Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Toulouse, identificados pelo trabalho neste campo, utilizarão a avançada estrutura do TWB para alavancar os resultados esperados. "O TWB se destaca como um dos principais centros de pesquisa em biotecnologia industrial. Somos membros do consórcio desde 2018 e agora estamos expandindo a colaboração em projetos que corroboram nossa visão de utilizar a química e materiais renováveis como ferramentas de captura de carbono", explicou Mateus Schreiner Garcez Lopes, responsável por Inovação em Tecnologias Renováveis da Braskem.
 
O TWB iniciou este tipo de parceria em 2011 e atualmente conta com 51 projetos ao lado de grupos industriais, startups, investidores, autoridades locais e regionais. Já foram lançados 105 projetos colaborativos de pesquisa e desenvolvimento, que impulsionaram o crescimento de negócios disruptivos, arrecadando mais de 100 milhões de euros. "Estamos orgulhosos em receber a Braskem, uma das líderes globais em química renovável. Esperamos contribuir de todas as maneiras possíveis para este projeto de P&D, com o intuito de promover o desenvolvimento de novos caminhos de produção sustentáveis, um objetivo que compartilhamos", comentou Olivier Rolland, Diretor Executivo da TWB.
 
A parceria com o TWB está alinhada com o compromisso da Braskem para promover a sustentabilidade na cadeia do plástico. O "Posicionamento da Braskem em Economia Circular" pode ser acessado no site: www.braskem.com/economiacircular. Mais informações (em inglês): http://www.toulouse-white-biotechnology.com/en