GRANDE RECIFE

BRK e BID investem em 15 municípios

02/05/2019
A BRK Ambiental e o BID Invest, membro do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), assinaram acordo de R$ 442 milhões para projetos de ampliação da infraestrutura de serviços de saneamento em 15 municípios da Região Metropolitana do Recife. 
 
O valor teve um acréscimo de $ 92 milhões no final na negociação, destinados a obras de esgotamento sanitário na Região Metropolitana do Recife. Este é o primeiro financiamento do BID Invest para um projeto do setor de saneamento no Brasil, nesta que é a maior PPP (Parceria Público Privada) sendo operada no País, entre a BRK Ambiental e a Compesa (Companhia Pernambucana de Saneamento).
 
“Este é nosso primeiro projeto financiado pelo BID Invest. Esperamos estender esta parceria para outras regiões que atendemos no Brasil, ampliando o acesso da população ao saneamento básico e, consequentemente, transformando a vida das pessoas. O trabalho desenvolvido pelo BID Invest no que diz respeito ao impacto social, sustentabilidade, inovação e equidade de gênero tem total sinergia com o propósito da BRK Ambiental” afirmou Sérgio Barros, CFO da BRK Ambiental. Yvon Mellinger, Head para Água e Saneamento no BID Invest, confirmou que a parceria formalizada é o começo de um relacionamento que sem dúvida vai permitir o financiamento de novos projetos da BRK Ambiental no futuro próximo.
 
Os investimentos em Pernambuco irão ajudar a aumentar a cobertura de esgoto da região de 40% para 90% nos próximos anos, garantindo ainda 100% de tratamento para todo efluente coletado na área atendida, beneficiando diretamente 4 milhões de pessoas. Entre as benfeitorias que serão realizadas estão a implantação das estações de tratamento e bombeamento de esgoto, incremento das ligações prediais de esgoto, além de cerca de 440 km de novas redes coletoras e aperfeiçoamento nas estações de tratamento já existentes.