CASAN evita lançamento de 200 milhões de litros

19/08/2023
. O trabalho é desenvolvido com os programas Trato pelo Saneamento em diversas cidades de SC

Com fiscalização e orientação técnica gratuita, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) evitou que mais de 200 milhões de litros de esgoto fossem despejados no ambiente no primeiro semestre de 2023. O trabalho é desenvolvido com os programas Trato pelo Saneamento nas cidades de Florianópolis (Trato pela Lagoa e Trato pelo Capivari), São José (Trato pelo Araújo), Laguna (Trato por Laguna), Criciúma (Trato por Criciúma e Chapecó (Trato pelo Araújo). 

Os cinco municípios catarinenses tiveram quase 16 mil imóveis vistoriados até junho com o objetivo de verificar a ligação ao Sistema de Esgoto da CASAN. Em quase 11 mil (68,7%) foram identificadas irregularidades – e destes, quatro mil já providenciaram as adequações.

Os Tratos pelo Saneamento atuam a partir de uma abordagem que mescla vistorias, orientação técnica gratuita e ações educativas com a meta de combater a poluição decorrente do descarte irregular do esgoto, estimular a correta ligação aos sistemas da CASAN, proteger o meio ambiente, promover a saúde pública e a qualidade de vida. “A CASAN trabalha com a meta de elevar a coleta e tratamento de esgoto em todo o Estado, mas a colaboração da sociedade também é fundamental para melhoria do saneamento e da saúde pública. Nossos Tratos pelo Saneamento nos ajudam na missão de conscientizar e orientar a população a usar adequadamente a infraestrutura de esgoto que a CASAN implanta e opera nas cidades”, destaca o presidente da Companhia, Laudelino Bastos.