TECNOLOGIA

Cipatex instala geomembranas em reservatório

21/06/2016

A Cipatex investiu na instalação de geomembranas de PVC Cipageo®, de fabricação própria, em um de seus reservatórios. Com a medida, a empresa espera evitar perdas e tornar o sistema de resfriamento de água proveniente dos processos de destilação de cana-de-açúcar mais eficiente em uma usina localizada em Cerquilho, interior de São Paulo.

Além de reaproveitar a água, o projeto contribuiu para a redução de gastos na construção do reservatório, já que a estrutura em alvenaria custaria cerca de 50% a mais em relação ao tanque revestido com geomembranas. Outro ponto favorável é que as geomembranas podem ser pré-soldadas, com dimensões conforme cada necessidade e também permitem facilidade e rapidez na instalação, resultando na queda de custo de mão-de-obra e equipamentos.

“Os tanques de alvenaria correm risco de apresentar trincas, fissuras ou rachaduras, enquanto as geomembranas proporcionam maior proteção e impermeabilização aos reservatórios”, comenta Aureovaldo Casari, Gerente de agroindústria e mineração da Cipatex®. As geomembranas são fáceis de limpar e realizar manutenção. A tecnologia empregada garante ao material resistência a temperaturas elevadas, possibilitando seu uso em sistemas de resfriamento de água. O tanque com Cipageo® instalado na usina tem capacidade de armazenar seis milhões de litros de água, que chegam a atingir 45 graus.A instalação do tanque permitiu um ganho ambiental e redução de gastos com a compra de água, diminuindo, portanto, a captação do recurso nos rios.