LIXO

Coalizão para incentivar descarte correto

29/08/2017
Formada por 23 associações empresariais signatárias do Acordo Setorial de Embalagens em Geral, a Coalizão Embalagens e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), lançaram hoje, na casa da ONU, em Brasília, o movimento ‘SEPARE. NÃO PARE’. O objetivo é informar, inspirar e mobilizar a população brasileira a separar e descartar corretamente os resíduos domésticos.
 
A Coalizão visa reduzir em 22% a quantidade de embalagens encaminhadas a aterros sanitários até o próximo ano. Para alcançar esse objetivo, o movimento ressalta a importância da responsabilidade compartilhada, tão disseminada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos com a participação de empresas, prefeituras e da população. Um dos focos é sensibilizar a sociedade sobre a separação do lixo doméstico em orgânico e reciclável e destinar corretamente para catadores do bairro, em pontos de entrega, ou por caminhões de coleta seletiva. 
 
Para o presidente do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), entidade que coordena a Coalizão, Victor Bicca, o movimento representa um importante passo para a conscientização da população em relação ao resíduo pós-consumo: “Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas hoje reforçamos a relevância da participação da população em contribuir com o processo da reciclagem. Vamos conscientizar de que é simples reciclar e descartar corretamente o lixo”, afirma.
 
O ‘SEPARE. NÃO PARE’ terá campanha digital desenvolvida pelo Grupo TV1 e com a participação de influenciadores, além do portal www.separenaopare.com.br. Nele, a população pode encontrar conteúdos como: o passo a passo da separação e o descarte corretos de diferentes tipos de embalagens; onde encontrar pontos de entrega; iniciativas já existentes; detalhes sobre quais materiais são recicláveis ou não, entre outros. 
 
O projeto-piloto tem início em São Paulo com determinadas ações, como a distribuição de panfletos informativos para a população e colaboradores das empresas participantes da Coalizão, além de parceria com o SECOVI-SP (Sindicato da Habitação) para comunicação direta com os condomínios.
 
A campanha mostra ainda a importância dos catadores, responsáveis por mais de 50% do material recolhido e encaminhado às cooperativas, em São Paulo, e com papel fundamental na cadeia. Atualmente, cerca de 80 mil pessoas trabalham em cooperativas e associações de catadores. 
 
Para Denise Hamú, representante da ONU Meio Ambiente, o ‘SEPARE. NÃO PARE’ vai ajudar a transformar a forma como o brasileiro olha para seu lixo. “Estamos muito entusiasmados com esse movimento. Acreditamos ser um importante passo para um Brasil mais sustentável. Quando as pessoas reparam no lixo que geram, passam a adotar outros valores e hábitos de consumo consciente, e isso é o que muda nossos padrões de produção e consumo para outros mais sustentáveis”.
 
A Coalizão é resultado de um acordo setorial, assinado em 25 de novembro de 2015, que busca alternativas para ampliar a reciclagem no país. Conta a participação de produtores, importadores, usuários e comerciantes de embalagens, com apoio do Cempre, da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Confederação Nacional do Comércio (CNC).