ÁGUA

Compesa assina convênio com Reino Unido para reduzir perdas

17/10/2019
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) assinou convênio com o Governo Britânico que prevê investimentos de cinco milhões de libras (o equivalente a R$ 25 milhões). Os recursos serão investidos em projetos de inovações tecnológicas que permitam encontrar soluções eficientes, com padrão mundial, para a redução e controle das perdas comerciais (água distribuída e não faturada) e físicas (vazamentos). 
 
Nesta primeira fase foram aplicadas 300 mil libras para realizar o diagnóstico da gestão de perdas de água na Região Metropolitana do Recife (RMR), além de propor soluções técnicas e financeiras para melhorar a eficiência na operação dos sistemas de abastecimento de água, assim como o suporte para licitação de um contrato de performance no combate às perdas. Um estudo sobre o comportamento dos clientes da Compesa também será entregue, o que irá ajudar a companhia a definir estratégias para melhorar o relacionamento. 
 
O convênio tem duração de quatro anos e os recursos são administrados pelo Banco Mundial e podem ser direcionados não só para consultoria, como também para a aquisição de equipamentos.