CANADÁ

Construção de oleoduto é cancelada

10/10/2017
A TransCanada cancelou o projeto de construção do oleoduto Energy East. O duto transportaria betume das areias betuminosas da província de Alberta, no lado oeste do Canadá, até a costa atlântica, a mais de 4.500 km de distância. 
O projeto enfrentava desafios econômicos e ambientais, que vão desde lobby indevido até ameaça aos habitats das baleias. Entretanto, o principal problema destacado foi as mudanças climáticas. Recentemente o Governo do Canadá anunciou que o impacto total das mudanças climáticas do gasoduto - incluindo o petróleo que ele transporta - seria considerado como parte da revisão regulamentar do projeto. As emissões permitidas pelo gasoduto foram estimadas em até 236 milhões de toneladas de CO2. 
 
"O que isso mostra é que nós evoluímos muito no nosso relacionamento com o petróleo, mas também em termos de combater as mudanças climáticas e a necessidade de mudar para outras formas de energia. Quando você olha o que está acontecendo em todo o mundo, vê que os investimentos em combustíveis fósseis são muito menos importantes do que aqueles em energia renovável", disse David Heurtel, ministro do Desenvolvimento Sustentável, do Meio Ambiente e da Luta contra as Alterações Climáticas da província de Quebec, onde havia oposição local significativa. O cancelamento do projeto é o último acontecimento de uma tendência global: os principais projetos de infraestrutura de combustíveis fósseis são cada vez mais uma aposta arriscada.