EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Datte promove conscientização no RS

25/05/2016

A empresa mineira Datte firmou parceria com a Rio Grande Energia (RGE), do grupo CFFL – Companhia Paulista de Força e Luz, para implantar ação de conscientização em eficiência energética junto à população de baixa renda, com visitação a indígenas, da região de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. A ação faz parte do Projeto Agentes Comunitários, que promove visitas para a conscientização do consumo de energia, cadastramento de clientes na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e levantamento sobre o grau de satisfação do cliente beneficiados pelos programas da concessionária.

Marcos Aires, Diretor executivo da Datte, diz que a intenção é estender o projeto para todo o Brasil através das distribuidoras de energia elétrica. “A prática social deveria ser algo corriqueiro e freqüente, por beneficiar tanto as comunidades favorecidas como as empresas e até os próprios colaboradores. Responsabilidade social é sinônimo de crescimento e desenvolvimento, pois, às vezes, é através de ações sociais que muitos acabam adquirindo um grau bem mais elevado de sensibilidade a diferentes realidades. Essa experiência pode gerar uma gratificação tão grande que algumas pessoas acabam levando o trabalho voluntário para a vida. Eu acredito no alto poder de conscientização destas práticas”, destaca. O coordenador do Programa de Eficiência Energética da RGE, Odair Deters, afirma que a atuação junto às comunidades permitirá o cadastro dos consumidores na TSEE. ”Nossa ação tem também um relevante caráter educacional, com dicas de consumo de energia e segurança através dos técnicos que visitarão a comunidade”.

Projeto Agentes Comunitários

O Projeto Agentes Comunitários da Datte conta com onze profissionais de campo atuando em 264 municípios de abrangência da RGE até dezembro de 2017, com apoio de duas atendentes do Call Center. Na comunidade Serrinha, localizada próxima a Caxias do Sul, os indígenas receberão dicas de consumo racional.

Na comunidade, os agentes realizarão também a análise e o cadastro de clientes com número de inscrição social e tarifa social de energia elétrica, distribuição de material educativo com orientações sobre a conta de energia, e irão abrir negociações para regularizar a situação de consumidores clandestinos ou inadimplentes, além de prospectar consumidores para eventuais futuros projetos desenvolvidos pela área de eficiência energética da concessionária. As equipes do projeto circulam pelas comunidades indígenas com uniformes e veículos identificados e autorização das lideranças municipais e indígenas.