OVERSHOOT DAY

Demanda exagerada por recursos naturais

07/08/2018
O dia 1º de agosto marca o chamado Dia da Sobrecarga da Terra (Overshoot Day), quando a demanda pelos recursos naturais ultrapassa o que o planeta consegue regenerar durante um ano. Esta é a data mais recente desde que o mundo estourou seu orçamento ambiental pela primeira vez, no início da década de 1970. Isto significa que até final de 2018 o planeta Terra terá consumido uma quantidade de recursos naturais e serviços ecossistêmicos equivalentes a 1,7 “planetas”, isto é, 70% mais do que a Terra consegue regenerar em um ano!
 
Esse avanço está cada vez mais ligado à emissão contínua de dióxido de carbono na atmosfera do que a totalidade dos oceanos e das florestas consegue absorver. Os gases emitidos são os causadores do aquecimento global e resultantes de atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis no transporte e na geração de energia elétrica e nas atividades agropecuárias, seja pelo desmatamento seja pelo uso da terra para a agricultura e pastagens. A pesca tem contribuído também para ameaçar algumas espécies marinhas de extinção. É o caso também da agropecuária que, em muitos casos, leva a esgotar o solo e a água mais rapidamente do que o planeta consegue regenerar. 
 
O cálculo do Dia da Sobrecarga da Terra é feito anualmente pela Global Footprint Network (GFN), uma organização de pesquisa internacional, parceira global da Rede WWF, que calcula a chamada “pegada ecológica” para medir os impactos do consumo humano sobre os recursos naturais. Para calcular sua Pegada Ecológica pessoal, visite o site: http://www.pegadaecologica.org.br.