Desenvolve SP viabiliza primeira ETE de Pitangueiras

22/01/2024
As obras foram executadas com financiamento da Desenvolve SP - agência de fomento estadual ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômic

O Governo do Estado de São Paulo entrega hoje, 19 de janeiro, a primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Pitangueiras, município localizado a 55 km de Ribeirão Preto, no interior paulista. As obras foram executadas com financiamento da Desenvolve SP - agência de fomento estadual ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A Prefeitura de Pitangueiras obteve verba por meio das linhas de crédito Água Limpa (LAL) e Linha Municípios Sustentáveis (LMS). Os investimentos somam R$ 17,6 milhões, dos quais cerca de R$ 10,5 milhões (equivalentes a 60% do custo da obra) via empréstimos concedidos pela Desenvolve SP. A Estação de Tratamento de Esgoto de Pitangueiras é uma obra histórica para o município e o saneamento básico vai beneficiar mais de 33,5 mil pessoas na cidade.

Além do benefício social, ligado diretamente à saúde humana, a viabilização da ETE de Pitangueiras também terá impacto na sustentabilidade ambiental. Antes da construção da Estação, os dejetos eram lançados diretamente no córrego das Pitangueiras (que corta a cidade) e desaguavam no Rio Mogi Guaçu, sem nenhum tipo de tratamento. A partir de agora, o esgoto passa a ser 100% tratado, e ambos os cursos d’água poderão ser recuperados. O tratamento de esgoto previne doenças, além de proteger fauna, flora e a biodiversidade regional, promovendo a descontaminação das fontes de água.

A psicopedagoga Cintia Pereira da Silva comenta que a Estação de Tratamento de Esgoto vai melhorar muito a vida de todos, pois o despejo do esgoto diretamente nos cursos d’água incomodava muito os moradores. “Passei por constrangimentos muitas vezes. Quando recebia pessoas na minha casa, elas sempre comentavam o mau cheiro da região. Com a conclusão da obra, o mau cheiro cessou”, afirmou a moradora. O complexo, formado por três lagoas, já consegue tratar 100% do esgoto coletado. Ele ocupa uma área de 73,2 mil m² e foi construído estrategicamente no km 362 da rodovia Armando Sales de Oliveira (SP-322), com uma capacidade de tratar mais de 130 litros de esgoto por segundo.